TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO

Exames: ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

A antropologia apresenta seis funções da religião na cultura:

A) Psicológica - pois provê apoio, consolação e reconciliação. A religião provê suporte emocional para vencer, capacita o homem a um relacionamento com Deus e os demais.

B) Trasncendental - provê segurança e direção. A religião faz provisão de absoluto ponto de referência no qual o homem pode adequar-se a um mundo de constante mudança.

C) Sacralização - ela vem legitimar de normas e valores. Leva o indivíduo a fazer parte de alvo social comum e torna legítimos os alvos de um grupo e os significados de alcançar estes alvos. Ela age numa sociedade, levando-a a legitimar e justificar a sua organização, sua maneira de ser e de fazer.

D) Profética - critica normas e valores. Assim como a religião regulamenta normas e valores, ela condena aquelas normas e valores que não são corretos.

E) Identificação - a religião nos diz quem somos e nos traz identidade. “Religião proporciona o senso individual de identidade, desde o distante passado ao ilimitado futuro. Este indivíduo expande seu ego ao fazer seu espírito significante para o universo e o universo significante para ele. Desta forma a religião contribui para a integração da personalidade”.

F) Maturação - ela marca a passagem de um indivíduo pela sua vida na sociedade. Desce que a vida é sagrada e relacionada ao supernatural, esta função marca os estágios da vida, e expressa através dos ritos de passagem. Ela marca e ajuda fixar momentos importantes na vida do indivíduo, tais como: nascimento, batismo, noivado, casamento, funeral, etc. Legitima rituais para marcar entradas e saídas do universo da vida.

Um antropológico estudo das religiões comparativas mostra que todas as religiões apresentam as mesmas funções culturais. Como todo homem apresenta as mesmas necessidades, cada sistema cultural e religioso traça um caminho para o homem satisfazer estas necessidades comuns e básicas a todos os indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com