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AO TOTAL OU INABILIDADE TOTAL

Por:   •  28/10/2022  •  Tese  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  102 Visualizações

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  1. DEPRAVA(:AO TOTAL OU INABILIDADE TOTAL

Quando o calvinista fala do homem como sendo totalmente depravado, quer dizer que sua natureza e corrupta, perversa e totalmente pecaminosa. 0 adjetivo "total" nao significa que cada pecador esta tao completamente corrompido em suas acoes e pensamentos quanto lhe seja possivel ser. 0 termo e usado para indicar que todo o ser do homem foi afetado pelo pecado. A corrupcao estende-se a todas as partes do hornem, corpo e alma.. 0 pecado afetou a totalidade das faculdades humanas - sua mente, sua vontade, etc. (Corifissiio de Fe, VI, 2). Tambem se pode usar o adjetivo "total" para incluir nele toda a raca humana, sem excecao. Como resultado dessa corrupcao inata, o homem natural e totalmente incapaz de fazer qualquer coisa espiritualmente boa. E o que se quer dizer por "inabilidade total". A inabilidade referida nessa terminologia e a "inabilidade espiritual". Significa que o pecador esta tao espiritualmente falido que ele nada pode fazer com respeito a sua salvacao.

E evidente que muitas pessoas nao salvas, quando julgadas pelos padroes humanos, possuem qualidades admiraveis e realizam atos virtuosos. Porem, no campo espiritual, quando julgadas pelos padroes divinos, sao incapazes de fazer o bem (Corifissiio de Fe, XVI, 1 e 7). 0 homem natural esta escravizado pelo pecado: e filho de Satanas, rebelde para com Deus, cego para com a verdade, corrompido e incapaz de salvar-se a si mesmo ou de preparar-se para a salvac;ao. Em resumo, o nao regenerado esta morto em pecado e sua vontade esta escravizada a sua natureza ma. 0 homem nao veio das maos do seu

Criador nessa condicao depravada. Deus fez a Adao perfeito, sem qualquer maldade em sua natureza. Originalmente, a vontade de Adao estava livre do dominio do pecado. Ele nao estava sujeito a qualquer compulsao natural para escolher o mal; porem, por sua queda, trouxe a morte espiritual sobre si mesmo e sobre toda a sua posteridade. Desse modo, lancou a si mesmo e a toda a raca na ruina espiritual e perdeu para si e para os seus descendentes a habilidade de fazer escolhas certas no campo espiritual. Seus descendentes ainda sao livres para escolher - todo homem faz escolhas em sua vida - mas, visto que a geracao de Adao nasce com natureza pecaminosa, nao tem a habilidade para escolher o bem ao inves do mal. Por conseguinte, a vontade do homem nao e mais livre (i..e., livre do dominio do pecado) como era livre a vontade de Adao, antes da queda. Em vez disso, a vontade do homem, como resultado da depravacao herdada, esta escravizada a sua natureza pecaminosa. A Confissao de Fe de Westminster nos da uma declaracao clara e concisa dessa doutrina: "O homem, caindo em um estado de pecado, perdeu totalmente todo o poder de vontade quanto a qualquer bem espiritual que acompanhe a salvacao, de sorte que um homem natural, inteiramente adverso a esse bem e morto no pecado, e incapaz de, pelo seu pr6prio poder, converter-se ou mesmo preparar-se para isso" (IX, 3).

  1. Como resultado da transgressao de Adao, os homens sao nascidos em pecado e sao, por natureza, espiritualmente mortos; portanto, para se tomarem filhos de Deus e entrarem no Seu reino precisam nascer de novo, do Espirito.

  1. Quando Adao foi colocado no jardim do Eden, foi advertido para nao comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal, sob pena de imediata morte espiritual:

Gn. 2.16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda arvore do jardim podes comer livremente; Gn. 2.17 mas da arvore do conhecimento do bem e do mal, dessa nao comeras; porque no dia em que dela comeres, certamente morreras.

  1. Adao desobedeceu e comeu do fruto proibido (Gn 3:1-7); por conseguinte, trouxe morte espiritual sobre si mesmo e sobre a raca:

Rom. 5.12 Portanto, assim como por um s6 homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim tambem a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram. Efe. 2.1 Ele vos vivificou, estando v6s mortos nos vossos delitos e pecados, Efe. 2.2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o principe das potestades do ar, do espirito que agora opera nos filhos de desobediencia, Efe. 2.3 entre os quais todos nos tambem antes andavamos nos desejos da nossa came, fazendo a vontade da came e dos pensamentos; e eramos por natureza filhos da ira, como tambem os demais.. Col. 2.13 e a v6s, quando estaveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisao da vossa came, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos;

  1. Davi confessou que tanto ele, como os demais homens, foram nascidos em pecado:

  1. Sal. 51.5 Eis que eu nasci em iniqiiidade, e em pecado me concebeu minha mae. Sal. 58.3 Alienam-se os impios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.

Porque os homens sao nascidos em pecado e sao, por natureza, espiritualmente mortos Jesus ensinou que, para alguem entrar no reino de Deus, e preciso nascer de novo:

Joao 3.5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguem nao nascer da agua e do Espirito, nao pode entrar no reino de Deus. Joao 3.6 0 que e nascido da came e came, e o que e nascido do Espirito e espirito. Joao 3.7 Nao te admires de eu te haver dito: Necessario VOS e nascer de novo.

  1. Como resultado da queda, os homens estao cegos e surdos para a verdade espiritual. Suas mentes estao entenebrecidas pelo pecado; seus coracoes sao corruptos e malignos:

Gn. 6.5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginacao dos pensamentos de seu coracao era ma continuamente. Gn. 8.21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coracao: Nao tomarei mais a amaldicoar a terra por causa do homem; porque a imaginacao do coracao do homem e ma desde a sua meninice; nem tomarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. Eel. 9.3 Estee o mal que ha em tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo. Tambem o coracao dos filhos dos homens esta cheio de maldade; ha desvarios no seu coracao durante a sua vida, e depois se vao aos mortos. Jer. 17.9 Enganoso e o coracao, mais do que todas as coisas, e perverso; quern o podera conhecer? Mar. 7.21 Pois e do interior, do coracao dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituicoes, os furtos, os homicidios, os adulterios, Mar. 7.22 a cobica, as maldades, o dolo, a libertinagem, a inveja, a blasfemia, a soberba, a insensatez; Mar. 7.23 todas estas mas coisas procedem de dentro e contaminam o homem. Joao 3.19 E o julgamento e este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram mas. Rom. 8.7 Porquanto a inclinacao da came e inimizade contra Deus, pois nao e sujeita a lei de Deus, nem em verdade o pode ser;

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