TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIMENSÕES HUMANAS

Por:   •  10/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

AS DIMENSÕES HUMANAS

O ser humano deve ser compreendido não de forma única, como apenas um ser biológico que interage com o meio a partir de sua massa ou de suas ações físicas que compreendem mudanças no espaço estrutural, também não se compreende como correta a forma clássica dos filósofos em criar um dualismo entre corpo e alma. Essas formas são refutadas pelos investigadores atuais na área de Antropologia Filosófica. Para se analisar melhor o ser humano, compõe-se hoje a proposta de que devemos enxerga-lo, e assim analisa-lo de forma mais abrangente observando-o em suas várias dimensões, divididas e extraídas como biológicas, psicológicas e espirituais, porém nunca reduzindo o ser humano a apenas uma delas.

No cotidiana da vida humana, essas dimensões são amplamente promovidas em atividade variadas que fazem com que o ser humano sempre exerça seu desenvolvimento. Dentre as atividades cotidianas destacam-se alguns eventos de grande proporção que facilitam a percepção e melhor extração para análise das dimensões humanas, como “Os Jogos Olímpicos”, que é o maior evento esportivo do planeta.

As Olimpíadas, muitas vezes compreendidas como sendo apenas um estímulo para competição física, ou seja, biológica, não aplica-se em desenvolver apenas as qualidades físicas dos atletas, muito além disso, contempla um cenário humano, vasto muito maior apenas os que participam efetivamente das competições e muito mais amplo que apenas a dimensão biológica do ser, contendo em sua realização também o estimulo das capacidades dimensionais do espírito e da alma.

Com o preparo para a realização dos jogos olímpicos, além da superação física que se espera do atleta, é importante seu desenvolvimento psicológico para lidar com as dificuldades ligadas a cada treino, e muito do seu espírito de envolver-se com o tema, à fim de, com toda sua capacidade física, e moção e reação ao trajeto para a finalização do seu projeto pessoal de alcançar o melhor lugar da competição, ter seu desenvolvimento completo e equilibrado em todas suas dimensões. Treinar o corpo, superara dia após dia o cansaço físico, se reerguer ante a posição frustrante de ter mais dificuldades que êxitos em seus treinos, e com tudo isso ainda ambicionar o futuro pódio, estimula por completo o atleta e os envolvidos com ele.

Toda a competição, formada de pessoas sendo desenvolvidas, cidades, países e sociedades se modificando e se preparando para esse evento que acontece com intervalo relativamente grande em suas edições, mostra, em uma sequência de comandos como podemos avaliar atividades que promovem as dimensões dos seres humanos em nosso cotidiano.

A filosofia tradicional, superando essa concepção dualista, contempla todos os fundamentos da pessoa humana sem recortar aspectos de sua realidade. Para isso, leva em consideração, no momento de uma análise antropológica, os aspectos psicológico, biológico e espiritual, considerando não só as particularidades ônticas, mas também a dimensão existencial.

Como Dito na Unidade 4 do material de antropologia e cultura, Santo Tomás (2002) explica que a alma concede a perfeição ao homem, relacionando-o com seu ser. Podemos assim dizer que o homem é o resultado de um “núcleo”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com