TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES ENTRE AS RELIGIÕES

Por:   •  6/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA

Eminny Caroline Nazaré Amorim

Maria Eduarda Mendonça Macário

ECUMENISMO, DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO, SINCRETISMO RELIGIOSO E SUA ATUAÇÃO ENTRE DIFERENTES RELIGIÕES

BRASÍLIA

26 DE JULHO DE 2017

CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORA

ENS. RELIGIOSO

 Stefano Magno Cardoso Praes

ECUMENISMO, DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO, SINCRETISMO RELIGIOSO E SUA ATUAÇÃO ENTRE DIFERENTES RELIGIÕES

Eminny Caroline Nazaré Amorim

Maria Eduarda Mendonça Macário

BRASÍLIA

26 DE JULHO DE 2017

ÍNDICE

1.        CONCEITOS        3

1.1.        Ecumenismo        4

1.2.        Diálogo Inter-religioso        4

1.3.        Sincretismo Religioso        4

2.        RELAÇÕES ENTRE AS RELIGIÕES        4

2.1.        Ecumenismo        5

REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS        6

  1. CONCEITOS
  1. Ecumenismo

O cristianismo, mesmo tendo sua origem no atual território de Israel, foi expandido pelo mundo, sofrendo influências e se diferenciando de acordo com a cultura que foi estabelecida. Isso fez com que fosse criado um certo preconceito entre as variações da religião. Então que aí surgiu a vontade de uma união cristã que respeita as diversidades e procura uma relação de paz entre Igrejas. O termo ecumenismo teve origem no grego “oikoumene” que significava “o mundo civilizado”. Na Bíblia a palavra oikoumene é traduzida como “todo” e “universal” 

O missionário Carey, em 1810, foi o precursor de uma conferência internacional, que não foi realizada. Porém ele influenciou a criação de outras como em 1910 que ocorreu em Edimburgo. Em 1948, foi criado o Conselho Mundial de Igrejas. No Brasil, foi criado o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) em 1982 na cidade de Porto Alegre.

  1. Diálogo Inter-religioso

O diálogo inter-religioso consiste nas religiões deixarem suas diferenças de lado para concentrarem nas supremacias mundiais. Seu nome se expande para todas as religiões, com interesse em trazer paz para o mundo a partir das diferentes abordagens teológicas existente no mundo.

Em 2003, um encontro internacional de Teólogos Pluralistas e estudiosos da religião reuniu 35 especialistas em religião provindos da ÁsiaEuropa e Estados Unidos. Neste encontro, os participantes estabeleceram os princípios para o diálogo inter-religioso, divulgados em uma Nota de Imprensa, no dia 10 de setembro de 2003.

  1. Sincretismo Religioso

Sincretismo Religioso é a junção de doutrinas distintas para a formação de uma nova, mantendo todas as características de suas bases. Na etimologia, sincretismo se originou do grego sygkretismós, que significa "reunião das ilhas de Creta contra um adversário em comum". 

Na Europa, a consolidação da Igreja Católica na Europa foi um processo de sincretismo que beneficiou a expansão da religião.

  1. RELAÇÕES ENTRE AS RELIGIÕES
  1. Ecumenismo

O ecumenismo é um processo que acontece entre variações daquelas que uma vez ja foram uma religião apenas. O exemplo mais comum é o cristianismo, que em 1517, após Martinho Lutero lançar teses em protesto à praticas da igreja, ela foi dividida em Igreja Católica e Igreja Evangélica. Atualmente, depois de vários anos e de várias mudanças em ambas as vertentes, elas tentam se reconciliar e se aproximar novamente. Encontros ecumênicos entre essas religiões são comuns e se tornam cada vez mais frequentes uma vez que o próprio papa Francisco reforça essa postura e e propaga a aceitação e o reconhecimento das diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (302.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com