TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TRES VIUVAS

Por:   •  20/5/2021  •  Artigo  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

Quero falar nesta noite sobre a história de três viúvas na Bíblia, e as lições que essas historias nos ensinam. Sabemos que as viúvas sempre tiveram dificuldades após perderem seus maridos, sabendo disso Deus sempre orientou o seu povo a cuidar das viúvas. A verdade é que, as viúvas sempre sofreram. Se analisar a situação das viúvas vamos ver que quase todas estavam em situação degradante. Timóteo em sua primeira carta cap. 5 diz para honrar as viúvas que são verdadeiramente viúvas, ou seja; é uma responsabilidade da igreja cuidar das viúvas que são necessitadas.

As viúvas herdavam dividas deixadas pelo falecido, e sem ter sustento iam empobrecendo dia a dia até chegarem à extrema miséria. Quando não tinha filhos muitas delas voltavam para casa dos seus pais, mas as que já tinham filhos tinham que se virar. Vemos na Bíblia a história de três viúvas que Deus fez questão deixar registrado hoje com a finalidade de tirarmos lições importantes.

 O ponto em comum dessas viúvas é que todas eram pobres e estavam em situação que somente Deus poderia resolver.

(Talvez você está com uma situação muito difícil e você não consegue fazer nada a respeito, mas um que pode todas as coisas tanto no céu como na terra e ele esta nesta noite para te dar vitória)

1. primeira viúva encontra-se em 1º Reis 17;

2. Segunda viúva encontra-se em 2º Reis 4;

3. Terceira viúva  encontra-se me Lucas 7

1º Viúva pobre – 1º Reis 17

Acabe foi o 7º rei que reinou em Israel (Reino Norte). Reinou cerca de 22 anos, foi um péssimo rei para Israel. Seu reinado foi marcado pelo aumento do pecado, rebeldia, apostasia e idolatria aos falsos deuses. Acabe instituiu o culto a baal e ensinava o povo a adorar a baal. Casou-se por esquema político com Jezabel filha Etbaal rei dos Sidonios. Sidonios por toda historia oprimiram Israel. Acabe para que não houvesse guerra casa-se com Jezabel.

(Deus nos alerta quanto às alianças, as amizades, os contratos que estamos fazendo)

O nome Jazebel está associado à feitiçaria, idolatria, prostituição e outras coisas ruins, esta fazia de tudo para acabar com o culto verdadeiro.

Deus levanta um profeta por nome Elias, manda-o falar para o rei Acabe que a água ia acabar por falta de chuva. Acabe e Jezabel interpretam essa profecia como um afronta ao deus baal, pois acreditavam ser ele o que mandava a chuva para a terra.

Deus manda Elias ir morar perto do ribeiro e ficar por lá, e não se preocupar com nada porque ele mandaria o alimento todos os dias. Aconteceu que, o ribeiro secou e já não existe mais água. Deus manda Elias ir para uma cidade por nome Serepta. Abro uns parênteses para dizer para você:

(Elias ficou morando perto do ribeiro até ele secar, e depois Deus mandou Elias ir para outro lugar. Fique no seu lugar até Deus falar, talvez o ribeiro está seco, e entende que está na hora de ir embora, mas Deus não falou nada ainda, então fique quieto, porque ele ainda está mandando alimento e água pra você, talvez Deus mande você para outro lugar, ou quem sabe o ribeiro volte a ter água forte, fique quieto)

Chegando à porta da cidade Elias encontra uma mulher apanhando gravetos. Deus fala para Elias: “eis aí a mulher que vai te sustentar” Elias com certeza fica intrigado porque a aparência da mulher era bem pobre, como ela iria sustentá-lo. Elias vai até ela e pede um pouco de água, ela prontamente atende e quando ela está indo Elias pede para ela trazer um pedaço de pão, aí ela revela a sua situação:

“olha moço, eu sou viúva tenho um filho estou atolada em dividas não tenho mais o comer, vê aqui estou apanhando estes gravetos para fazer a ultima refeição para meu filho e eu, PIS só tenho um pouco de farinha e um pouco de azeite, depois esperarmos a morte, pois não temos mais o que fazer”

Elias disse: não temas vai e faz o pão primeiro para mim, e depois farás para você e teu filho. Ela fica sem entender

A viúva sabia que Elias era profeta por isso obedeceu. Essa mulher é uma mulher pagã, mas que acreditava no Deus verdadeiro passava por muitas dificuldades e já esperava a morte, pois não via mais solução para sua vida. Deus dos altos céus via a situação dessa mulher, olhou para dentro do seu coração e decidiu intervir na situação. Deus agora vai usar a vida do profeta Elias para transformar a vida daquela mulher para sempre, no momento em que o profeta disse: “faze-me primeiro um bolo para mim e depois fará para ti e teu filho” Elias profetizou em seguida assim diz o Senhor: “Olha mulher, Deus me mandou aqui para mudar a sua vida e manda te dizer: a farinha da panela não vai se acabar e o azeite da botija não mais faltará, porque hoje ele está suprindo toda a sua necessidade, ele tem visto toda a sua aflição e hoje ele muda a sua situação, nunca mais vai faltar nada na sua vida”.

  1. A VIÚVA POBRE – 2º Reis 4: 1-7

História é semelhante à situação da 1º viúva. Esta também é uma viúva pobre, tinha dois filhos, sua situação era extremamente caótica e desoladora, pois seus filhos seriam levados em pagamento das suas muitas dividas. Seu marido era conhecido do profeta Eliseu, significa dizer que Eliseu conhecia esta família. A viúva encontra-se com o profeta Eliseu e clama, roga se humilha ao profeta para que ele intercedesse pela sua situação e a ajudasse. Expõe a sua situação degradante, a pobreza em que vivia e o pior, seus filhos já haviam sido penhorados. O profeta então pergunta o que a viúva tem dentro de sua casa, esta responde que somente tem uma botija de azeite. A história é linda, o profeta a mandaela pedir vasos emprestados a todos os seus vizinhos, todos quantos puder trazer. Ela sem entender muito, e um pouco constrangida vai fazer o que ele esta mandando, pede emprestados os vasos em nome do profeta, pois na situação em vivia jamais alguém emprestaria algo para ela, mas como o profeta Eliseu era conhecido de todos, ela com certeza dizia que o profeta Eliseu estava precisando de vasos, assim conseguiu os vasos. Eliseu o profeta ordena que ela e seus filhos peguem o pouco azeite que possuem, as vasilhas emprestadas entrem no quarto fechem a porta e deitem o azeite em todos os vasos. O milagre acontece. Aquele pouco azeite foi enchendo todos os vasos que estava dentro do quarto, e não forma muitos ao ponto dela pagar toda a sua divida e continuar vendendo azeite para o resto de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (528.8 Kb)   docx (234 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com