TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Eclesiástica

Monografias: Administração Eclesiástica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  18.912 Visualizações

Página 1 de 9

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1

1 – Defina Administração Eclesiástica e dê referências Bíblicas a respeito de administração.

Ao acrescentar o termo “Eclesiástico” na disciplina Administração, apenas quer se trazer o foco do estudo para as atividades da igreja, porém, a administração das Organizações Religiosas segue os mesmos princípios da administrações seculares, regendo-se pelas mesmas leis. Lc. 16.2; Gn. 41.34; Sl.9.8

2 – Cite três Princípios Gerais de Administração. Explique o princípio adotado pela IEQ.

Congregacional; Presbiterial e Episcopal na qual o Governo é centralizado na figura de um dirigente, responsável pelas decisões e destinos da igreja, mas que possui um grupo de subalternos, o Colégio Episcopal, responsáveis pela administração da gestão do sistema. Este é o modelo de governo da Igreja do Evangelho Quadrangular.

3 – Quais são dos direitos previstos na Constituição Brasileira para as organizações Religiosas no que diz respeito aos tributos ?

Artigo 150 - Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedada à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

Inciso vi – instituir impostos sobre:

a) Patrimônio, renda ou serviço, uns dos outros;

b) Templo de qualquer culto;

c) Patrimônio, renda ou serviços dos partidos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos atendidos aos requisitos da lei.

4 – Como é estruturada a Administração Quadrangular ? Que órgãos compõem cada parte ?

Administração Superior e Geral – exercida pelo Conselho Nacional de Diretores.

Administração Intermediária – exercida pelo Conselho Estadual de Diretores;

Administração de Base – exercida pelo Conselho Diretor Local

5 – O que é o Conselho Nacional de Diretores ?

É órgão superior de unidade da Igreja Quadrangular, com funções legislativa, deliberativas e administrativa, nos limites do Estatuto e sua conduta se estriba nos princípios de legalidade, moralidade e impessoalidade, sendo constituído por 10 membros: Presidente; 1 Vice Presidente; 2 Vice Presidente; 3 Vice Presidente; 1 Secretário; 2 Secretário; 3 Secretário; 1 Tesoureiro; 2 Tesoureiro e 3 Tesoureiro.

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 2

1 – Como se forma, na jurisdição da igreja do Evangelho Quadrangular, a igreja Local ?

A Igreja Local forma-se sob jurisdição da Igreja do Evangelho Quadrangular desde que haja um grupo de cristãos convertidos, batizados nas águas por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, adotando a Declaração de Fé da instituição.

2 – Quais são os tipos de igrejas Locais na igreja do Evangelho Quadrangular ? Qual a diferença entre os tipos ?

Igreja Sede Regional são aquelas nas quais se centraliza a Administração Regional.

Igrejas com CNPJ são personalidades jurídicas vinculadas diretamente à Matriz e que devem cumprir todos os preceitos legais, tributários e administrativos cabíveis.

Obras Novas que são as Congregações ou filiais não possuem um status mais elevado que as anteriores mas tem as mesmas obrigações das Igrejas com CNPJ.

3 – Qual a diferença entre uma Região Eclesiástica e um Campo Missionário? Quem é responsável de cada uma destas circunscrições eclesiásticas?

Campos Missionários são constituídos de 1 a 10 Igrejas ou Obras Novas, sendo administrado por um Diretor de Campo e as Regiões Eclesiásticas são Constituídas por mais de 10 Igrejas organizadas, O campo Missionário, por meio de seu Diretor, requererá ao Conselho Estadual e este, ato contínuo, ao Conselho Nacional, a elevação do Campo Missionário à categoria de Região Eclesiástica.

As Regiões Eclesiásticas e Campos Missionários são órgãos internos da IEQ, não possuindo personalidade jurídica como é o caso das Igrejas Locais que possuem CNPJ. Seus atos administrativos são centralizados nas Igrejas Sedes Regionais.

4 – Qual a diferença entre um Conselho Estadual e uma Supervisão Estadual? Quem é o responsável de cada um destas circunscrições eclesiásticas?

Os Conselhos e Supervisões Estaduais são órgãos internos da IEQ, possuindo personalidade jurídica idônea às igrejas Locais que possuem CNPJ. Subordinados à Convenção Estadual e, nos limites estabelecidos pelo Estatuto, ao Conselho Nacional de Diretores.

1 – Quais são as Secretarias Gerais que compõem o Conselho Nacional de Diretores? Qual é a Secretaria responsável pela área administrativa nacional?

Secretaria Geral de Administração e Finanças - SGAF, Secretaria Geral de Ação Social - SGAS; Secretaria Geral de Educação e Cultura – SGEC; Secretaria Geral de Comunicação – SGC; Secretaria Geral de Disciplina Eclesiásticas – SGDE; Secretaria Geral de Coordenadorias e Diaconato – SGCD, e Secretaria Nacional de Cidadania – CNC. Sendo a Secretaria de Administ ração e Finanças a responsável pela administração nacional.

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 3

1 – Por que a gestão Local reveste-se de grande importância na igreja do Evangelho Quadrangular?

Porque ali os líderes, obreiros e pastores, iniciam a carreira ministerial e ali é onde se desenvolvem a maior parte das rotinas administrativas da instituição.

2 – Como podemos classificar os tipos de entradas e como elas são classificadas nos lançamentos financeiros da igreja Local? Cite 4 tipos de documentos que servem para registrar as entradas financeiras da entradas financeiras da igreja Local.

São classificadas basicamente em dois tipos: Dízimos e Ofertas, e são classificadas no lançamento financeiro como receitas. Relatório Estatístico e Financeiro de Culto, Relatório de Culto das Congregações, Relatório Mensal de entradas e saídas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com