TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Eclesiástica

Artigos Científicos: Administração Eclesiástica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  23.970 Visualizações

Página 1 de 8

Administração Eclesiástica

Atividade 1

1- Defina Administração Eclesiástica e dê referências bíblicas a respeito da administração.

Resposta> é a administração da igreja que segue um padrão instituído pela lei e pelo conjunto da qual ela participa, como é o nosso caso somos regidos pelas leis federais e pela lei da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil.

2 - Cite três Princípios gerais de administração. Explique o princípio adotado pela IEQ.

Resposta> Unidade do comando; Disciplina e Subordinação particular ao geral.A Igreja do Evangelho Quadrangular adota o modelo de governo eclesiástico Episcopal.

3 - Quais são os direitos previstos na Constituição Brasileira para as Organizações Religiosas no que diz respeito aos tributos?

Resposta> A imunidade de impostos é designada às igrejas que estiverem dentro dos parâmetros estabelecidos na constituição.

4 - Como é estruturada a Administração Quadrangular? Que órgãos compõem cada parte?

Resposta> É constituída em três níveis hierárquicos: Administração Superior e Geral, Administração de Intermediária e Administração de base. Conselho Nacional de Diretores, Conselhos e supervisão estaduais e Regiões Campos Missionários e Igrejas Locais.

5 - O que é Conselho Nacional de Diretores?

Resposta> É o órgão superior de unidade da Igreja Quadrangular com funções legislativas deliberativas e administrativas.

Atividade 2

1 - Como se forma, na jurisdição da Igreja do Evangelho Quadrangular, a Igreja local?

Resposta> Desde que haja um grupo de cristãos convertidos, batizados nas águas por imersão, em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, adotando a Declaração de fé da instituição.

2 - Quais são os tipos de igrejas locais na IEQ? Qual é a diferença entre os tipos?

Resposta> Igreja com Sede regional, que tem como seu pastor titular o superintendente regional; Igrejas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica são personalidades jurídicas ligadas diretamente à matriz; e Obras novas, durante esta fase de existência elas não tem CNPJ, sendo ligadas diretamente à igreja Sede e chamadas também de congregação.

3 - Qual a diferença entre uma Região Eclesiástica e um Campo Missionário? Qual é o responsável de cada uma destas circunscrições eclesiásticas?

Resposta> Campos Missionários são constituídos de 1 a 10 igrejas ou obras novas sendo administrado pelo Diretor de Campo e as Regiões Eclesiásticas são constituídas por mais de 10 igrejas ou obras novas e administrada pelo Superintendente Regional.

4 - Qual a diferença entre um Conselho Estadual e uma Supervisão Estadual? Quem é o responsável de cada uma destas?

Resposta> Artigo 127 – Compete aos conselhos Estaduais de Diretores:

1ºTomar conhecimento do planejamento nacional, estabelecido pelo Conselho Nacional de Diretores e respectivas Secretarias Gerais de Administração Superior.

2ºAplicar o planejamento nacional e

5 - Quais são as Secretarias Gerais que compõem o Conselho Nacional de Diretores? Qual é a Secretaria responsável pela área administrativa nacional?

Resposta> Composta pela Secretaria SGAF; Secretaria Geral de Ação Social SGAS; Secretaria Geral de educação e cultura SGEC; Secretaria Geral de Comunicação SGC; Secretaria Geral de disciplina eclesiástica SGDE; Secretaria Geral de coordenadorias e diaconato SGCD. Já o SGAF Secretaria Geral de Administração e Finanças é a responsável pela área administrativa nacional.

Atividade 3

1 - Por que a gestão da Igreja Local reveste-se de grande importância na IEQ?

Resposta> É lá que começa o trabalho ministerial dos líderes como obreiros, pastores, portanto é importante conhecer a rotina administrativa da Igreja Local, é na igreja que se desenvolvem a maior parte da rotina administrativa da instituição.

2 - Como podemos classificar os tipos de entradas e como elas são classificadas nos lançamentos financeiros da igreja local? Cite 4 tipos de documentos que servem para registrar as entradas financeiras da Igreja Local?

Resposta> Ofertas e dízimos, entradas sujeitas às taxas estatuárias; entradas de departamento; entradas repassadas integralmente aos órgãos e departamentos superiores e entradas diversas não sujeitas à taxação.

3 - Quais são os documentos haveis que dão suporte às saídas financeiras da Igreja Local? Quem regulamenta estes tipos de documentos?

Resposta> Recibo de sustento pastoral, Nota Fiscal série A1, Impressos fiscais, boletos de cobrança entre outros documentos, os contador regulamenta os documentos.

4 - Como poderemos classificar as entradas na igreja Local quanto às taxas estatuárias?

Resposta> Entradas sujeitas às taxas estatuárias devidas aos órgãos da Administração Regional, Estadual e Nacional; entrada de departamentos sujeitas às taxas estatuárias devidas; entradas repassadas integralmente aos órgãos e departamentos superiores e entradas diversas não sujeita à taxação.

5 - Quais são as taxas devidas pela Igreja Local aos órgãos superiores? Descreva, cite o percentual e a instância que recebe as taxas?

Resposta> Taxa Conselho Nacional de Diretores 4%Taxa Conselho Estadual de Diretores 4%Taxa às regiões e Campos Missionários 4%Taxa ao Fundo Social 1%

6 - Quais são as taxas devidas pelos departamentos da Igreja Local aos respectivos órgãos superiores? Descreva, cite percentuais e os departamentos que recebem as taxas.

Resposta> Ofertas do DEBQ, 10% para a Diretoria Regional da DEBQ; Ofertas dos Grupos Missionários, 15 % para Coordenadoria regional; Ofertas da CHOMNEQ – 4% Coordenadoria Regional; 3 % Coordenadoria Estadual; 3% Coordenadoria Nacional.

7- Qual é a taxa que é recebida e repassada integralmente pela igreja local? A quem é repassada?

Resposta> Oferta de Missões do 3º domingo do mês – 50

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com