TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amor Ao Proximo

Pesquisas Acadêmicas: Amor Ao Proximo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

8 O amor ao próximo, assim como o amor a Deus, não é apenas um sentimento; envolve ação. Vale a pena considerar novamente o contexto do mandamento registrado em Levítico 19, que ordena o povo de Deus a amar o próximo como a si mesmo. Nesse capítulo, lemos que os israelitas deviam permitir que os atribulados e os residentes forasteiros participassem da colheita. Não se tolerava o furto, o engano ou tratar outros com falsidade. Em questões judiciais, os israelitas não deviam mostrar parcialidade. Embora devessem dar repreensão quando necessário, foi-lhes dito especificamente: “Não deves odiar teu irmão no teu coração.” Esses e muitos outros mandamentos foram resumidos nas palavras: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” — Levítico 19:9-11, 15, 17, 18.

9 Embora os israelitas devessem mostrar amor a outros, eles também deviam manter-se separados dos que adoravam deuses falsos. Jeová os avisou dos perigos e das conseqüências das más companhias. Por exemplo, com respeito às nações que os israelitas deveriam expulsar, Jeová ordenou: “Não deves formar com elas nenhuma aliança matrimonial. Não deves dar tua filha ao seu filho e não deves tomar sua filha para teu filho. Pois, ele desviará teu filho de seguir-me e certamente servirão a outros deuses; e a ira de Jeová deveras se acenderá contra vós.” — Deuteronômio 7:3, 4.

10 De modo similar, os cristãos evitam se relacionar com aqueles que podem enfraquecer sua fé. (1 Coríntios 15:33) Somos alertados: “Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos”, ou seja, com os que não fazem parte da congregação cristã. (2 Coríntios 6:14) Além disso, os cristãos são aconselhados a se casar “somente no Senhor”. (1 Coríntios 7:39) No entanto, nunca devemos desprezar os que não crêem em Jeová assim como nós. Cristo morreu por pecadores, e muitos que antes praticavam coisas más mudaram de vida e se reconciliaram com Deus. — Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:9-11.

11 No que se refere a mostrar amor aos que não servem a Deus, nada melhor do que imitar o próprio Jeová. Embora odeie a maldade, ele mostra benignidade a todos por lhes dar a oportunidade de se desviar de seus maus caminhos e ganhar a vida eterna. (Ezequiel 18:23) Jeová “deseja que todos alcancem o arrependimento”. (2 Pedro 3:9) A vontade dele é que “toda sorte de homens sejam salvos e venham a ter um conhecimento exato da verdade”. (1 Timóteo 2:4) Foi por isso que Jesus comissionou seus seguidores a pregar e ensinar, e a ‘fazer discípulos de pessoas de todas as nações’. (Mateus 28:19, 20) Por participarmos nessa obra, mostramos amor a Deus e ao próximo, o que inclui até mesmo nossos inimigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com