TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Tese: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

1- Autores Antropólogos que interpretam a sociedade... Em busca das 'Formas Elementares da Vida Religiosa' e do 'Discurso sobre a Dádiva' – explicações de pensadores como Durkheim e Mauss. Veja quem foram!

Emilie Durkheim (1858-1917)- Nascido na franca na cidade de Epinal, foi o fundador da sociologia e também considerado por muitos o pai dela. Para Durkheim o fundamental para uma sociedade alcançar uma evolução ou um desenvolvimento é necessário que a nação ou país focalize seus investimentos na educação.

Marcel Mauss (1872-1950)- Sobrinho de Emilie Durkheim, nascido na franca na cidade de Epinal, e considerado por muitos os pai da antropologia francesa. Em 1925 Fundou o Instituto de Etnologia da Universidade de Paris, depois avançou mas na em relação seu tio na criação da antropologia como ciência.

a) Como lidamos com a lógica e pré-logica em nosso cotidiano?

Os estudos de Lévy-Bruhl sobre a lógica e o pensamento lógico esta ligado na racionalidade, como exemplo na matemática e Já o da pré-lógico está mas para o emocional e o afetivo.

b) Sabem o que é o totemismo? Essa prática ainda está presente nas sociedades atuais? Existe “religião primitiva”? O totemismo é a crença na reencarnação do espírito em um novo corpo humano após a morte. Onde acredita-se que cada ser humano esta conectado a um espirito seja por parentesco com outro ser físico tal como um animal ou uma planta.

Sim, essa prática está presente nas sociedades atauais. Várias religiões acreditam na reencarnação da alma, como o espiritismo, o Budismo etc. Entre os Indios os xamãs, Clãns Aborigenes da Australia, E podemos citar também as práticas do espiritismo que rebem divindades através de seu corpo físico como canal.

Sim, porque o conceito de religião primitiva está ligado às características em comum: culto aos espíritos dos ancestrais, atribuição de forças anímicas à natureza, crença em gênios malignos ou benignos da natureza (duendes, fadas etc.), magia, práticas de adivinhação, satanismo, bruxaria, curandeirismo, estados de transe etc. Existem várias religiões com esses elementos nas tribos indígenas da África, nas Américas e da Oceania, e nos primitivos habitantes da Europa e da Ásia.

c) O sentido da dádiva para Marcel Mauss (1872-1950). Por acaso essa situação de dar ereceber em nosso meio religioso é real? ) Sim, a situação de dar e receber no meio religioso é real, como exemplo podemos citar as pessoas que têm o hábito de distribuir doces para as crianças como pagamento de promessas feitas e homenagens aos santos Cosme e Damião. Mauss (1872 -1950) "…ao receber alguém estou me fazendo anfitrião, mas também crio, teórica e conceptualmente, a possibilidade de vir a ser hóspede deste que hoje é meu hóspede. A mesma troca que me faz anfitrião, faz-me também um hóspede potencial. Isto ocorre porque “dar e receber” implica não só uma troca material mas também uma troca espiritual, uma comunicação entre almas" Sem nos darmos conta, todos nos apressamos em fazer uma boa ação, estariamos assim sendo bons cidadões, e que assim receberemos boas ações em retorno.

d) O Particularismo Histórico e o Culturalismo

Recebe também o nome de culturalismo, Fundado por Franz Boas (1858-1940) de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com