TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Trabalho Escolar: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

Durkheim

1-) Idéias Centrais:

• Oposição á visão sociológica apresentada na filosofia.

• Os processos da sociedade vem de fora dos indivíduos, não de seu interior.

• Todo o grupo – bem como sua consciência – exerce pressão sobre cada um dos indivíduos.

2-) Contribuição no entendimento do fenômeno religioso da atualidade:

Para Durkheim a religião seria uma forma de cultura poderosa que jamais poderia ser excluída do objetivo da ciência. Em sua sua visão a religião era um sistema de crença e comportamentos que representava idéias sociais . A origem da religião foi encontrada nos laços formados com símbolos sagrados de cada grupo humano. Esse seria basicamente o entendimento do pensamento de Durkheim, já sua contribuição, podemos dizer que a maioria da população, talvez até mesmo sem saber seguiu seu pensamento, que cada pessoa tem sua religião e que devemos respeitar a de cada um.

Max Muller

1-) Idéias Centrais:

• A religião deve originar-se de um conhecimento sensorial, isto é, deve ter origem em uma experiência concreta.

• Os seres humanos sempre tiveram certa intuição do divino ou uma ideia do infinito.

2-) Contribuição no entendimento do fenômeno religioso da atualidade:

Para Muller, o único caminho praticável para chegar a entender a religião é o estudo dos mitos buscados na filologia e da etmologia da palavra. No entendimento de Muller a religião deveria vim de uma experiência concreta, os deuses era a explicação de todos os fenômenos. Atualmente, a teoria de Muller não encontra repercussão entre os estudiosos. No entanto, ele e seus seguidores influenciaram a maior parte das teorias posteriores sobre a origem dos mitos, fazendo com que possa se perceber que Max foi um grande influenciador para o entendimento do fenômeno religioso da atualidade, podendo se concretizar que a maioriados pensamentos existentes hoje em relação a religião é o mesmo que o de Max, pois o mesmo foi um grande influenciador.

1ª Quais as principais razões que levam ao surgimento da Teologia da Libertação e qual seu significado para o estudo da religiosidade da América Latina? Alguns teólogos da libertação: (Andrés Torres Queiruga; Carlos Mesters; Clodovis Boff; Enrique Dussel; Frei Betto; Hélder Câmara; João Batista Libanio ...)

Podemos começar dizendo que a teologia da religião é uma tentativa de interpretar a Escritura através do sofrimento dos pobres. É em grande parte uma doutrina humanista. Tudo começou na América do Sul, na turbulenta década de 1950, quando o marxismo estava fazendo grandes ganhos entre os pobres por causa de sua ênfase na redistribuição da riqueza, permitindo que os camponeses pobres participassem da riqueza da elite colonial e, assim, melhorasse a sua situação econômica na vida.

A Teologia da Libertação é, por um lado, uma teologia polêmica, mal com¬preendida, difamada e condenada e, por outro, uma teologia saudada como a primeira produção teórica nascida na periferia do cristianismo, que apresenta um novo modo de fazer teologia, a partir dos pobres e contra a sua pobreza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com