TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia Biblica

Resenha: Antropologia Biblica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

O filme: ``Narradores de Javé ´´ se passa em um vilarejo no interior da Bahia, os moradores deste local configuram uma sociedade composta por analfabetos. E pelo governo querer o progresso do estado baiano, lança-se o projeto de construção da barragem e com isso essa cidade iria desaparecer.

Para que isso não acontecesse Zaqueu, que foi um líder da comunidade, quando se reúne com todos para explicar a real situação da cidade ele tem a ideia de chamar Antônio Biá para ser o escriba , para então colocar no papel a história que antes era cantada também. Pois ele deixou bem claro que não adiantava nada a formação da cidade estar na oralidade, ou como dizem no filme, que se definia o começo e término da terra partir das palavras cantorias, assim que se apossava daquele pedaço de chão.

Contudo, observamos que o trabalho do carteiro em relação ao papel de historiador, não foi bem desenvolvido, pois além do tempo que não foi suficiente, os materiais “históricos” apresentados por outros personagens, não foram devidamente exploradas, ou seja, não foi feito um trabalho de exploração em cada objeto, pois com isso o que apenas restava era a oralidade a ser passada no papel.

Essa mesma oralidade estava fadada a esquecimento e também a lembranças do que convém, e assim podemos entender a frase:...``Existe três verdades: a minha, a sua e a que de fato é.´´.

E esse filme narrou o tempo inteiro o confronto entre a memória e a história científica. Podemos entender que houve sim um indivíduo tido como herói chamado: Indalécio, o sino que traziam consigo era o bem mais precioso, pois já contava a história de seus antepassados, antes mesmo de chegar no Vale de Javé, e a sua própria tradição e cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com