TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise, a partir de registros bíblicos, conceitos de santidade, coalizões e eleição do povo de Israel

Tese: Análise, a partir de registros bíblicos, conceitos de santidade, coalizões e eleição do povo de Israel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Tese  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 5

USP- FFLCH- Área de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica

Disciplina: Conceitos da Bíblia Hebraica II

Profa. Suzana Chwarts

Nome do Aluno: Bruna Soares S. Pereira Nº USP: 6466495

1. Analise, a partir do registro bíblico, os conceitos de santidade, aliança e eleição do povo de Israel.

R: Diferentemente do pacto, a aliança, não é unilateral, é uma relação de troca, por isso Deus diz a Abrão: “Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”. (Gn 12:1), primeiro há a ordem divina, depois a recompensa pela ordem cumprida com obediência: “Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, serás uma fonte de bênçãos”. (Gn 12:2).

Segundo Frank Crusemann, “a Torá trata da comunicação da vontade uma do único Deus e criador de todas as pessoas a um único povo, Israel. A Torá inicia-se com a criação e a história das origens. Nela encontram-se também orientações para todas a pessoas. A partir dos patriarcas, contudo, se fala de um único povo, e somente para ele vale a aliança e somente nesta aliança a Torá tem o seu lugar. (A Torá, Teologia e história social da lei do Antigo Testamento, p. 14)

Deste contexto, nasce o pensamento religioso de Israel, que se prolonga e obedece a mesma lógica em todo o pensamento da bíblia hebraica: Deus abençoa Abraão e os seus descendentes através de uma aliança, consolidada a partir da obediência humana ao divino.

Esta aliança com os patriarcas, de fato, é estabelecida, entretanto, a noção de eleição, só pode ser compreendida por uma relação contratual dos escolhidos com o seu Deus. É através da continuidade da linhagem patriarcal e da meritocracia que a eleição do povo de Israel se justifica, constituindo, desse modo, um paradigma de direitos e deveres a serem adotados por esse povo.

A condição de eleição de Israel é a santidade e o que leva a essa santidade é o cumprimento dos preceitos divinos: “Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.

O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois vós éreis menos em número do que todos os povos;

Mas, porque o Senhor vos amava, e para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.

Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.”. (Dt 7:6-9)

2. Discorra sobre a doutrina da primazia da moralidade desenvolvida pelos profetas clássicos e seu contexto social. Exemplifique.

R: O elevado conceito moral nos textos proféticos tem relação direta com a divindade de Deus em união com os homens que devem reconhecer e apreciar o que é bom.

Do ponto de vista social, isso pode ser explicado pelo despertar da necessidade de implementação de regras morais que visassem à valorização da justiça e dos humildes no Antigo Israel.

Deus espera que o seu povo tenha estreita relação com Ele e para isso, deve praticar o bem e a justiça, isso também se estabelece como sinal de obediência, fidelidade e responsabilidade com a eleição e aliança.

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Mq 6:8)

“Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus.” (Is 58: 2)

“Buscai

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com