TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo Sobre Relação Interpessoal

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  1.713 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CIDADANIA AUTOATIVIDADE CAPITULO 01

1. Defina: Política e Civismo?

Política: é a arte de bem governar o estado. Como ramo da filosofia, a política trata da relação entre p oder, mando e obediência e todas as suas implicações morais.

Civismo: É a devoção à coisa p ublica. Conjunto de atitudes e valores patrióticos que se espe ra encontrar no indivíduo componente da cidade, estado.

2. Responda:

a) O que é Teologia Política?

A teologia política investiga a conexão entre a política e religião e o resultado desta interatividade.

b) Que i mportância tinha a Teologia Política no mundo antigo, na relação entre governo e religião?

Favorecia tanto o estabelecimento como a manutenção dos sistemas imperiais.

c) O que é autoridade?

Designa a condição que da à pessoa delegada o direito de se fazer obedecer e de deliberar em nome da sociedade que representa e conforme o estabelecido na forma da lei. É o direito de se exercer o poder.

3. Assinale a alternativa correta:

As dispensações:

( )a. são concessões dadas ao homem para governar.

( )b. são períodos probatório em que Deus puniria o homem por suas transgressões.

(x)c. são períodos probatório em que Deus exerceria seu governo com base na revelação dada.

( )d. são elementos probatórios constituintes do direito dispensional.

4. Há uma relação entre teologia política e teísmo. Justifique:

A Teologia política se fundamenta no teísmo, crença de que Deus se interessa pelos homens e tudo o que se relaciona a vida destes.

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CIDADANIA AUTOATIVIDADE CAPITULO 02

1. Que fatos e videnciam a existência de um sistema político antes da criação de Adão?

Ezequiel no capitulo 28 relata a existência de um sistema político; termos como príncipe, cadeira de Deus, rei ungido, te estabeleci, comercio, etc; dão evidencia de que o oráculo de se refere a u m estado político que sofre uma intervenção de Deus, o soberano. Jó fala sobre o exercício da soberania de Deus desde os primórdios do universo.

2. Que consequências trouxe a ausência de leis e i nstituições políticas durante o período da dispensação da consciência?

Produziu uma sociedade perversa que Deus destruiu com o dilúvio.

3. Em que consistia as principais a tribuições do gove rnante nas primeiras comunidades urbanas?

O governante tinha a responsabilidade de representar a comum idade, promover a paz e a justiça e gerenciar as atividades de interesse coletivo.

4. Por que os israelitas pediram um rei a Samuel?

Querendo uma política mais consistente e eficaz que desse para Israel segurança e unidade nacional.

5. Que rei logrou consolidar o reino de Israel com todas as instituições civis organizadas?

Salomão.

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CIDADANIA AUTOATIVIDADE CAPITULO 03

1. Redação reflexiva (fruto do pensar, concluir, deduzir) de no mínimo 25 linhas, com base nas verdades e princípios bíblicos apresentados nos Capítulos 1,2 e 3, sobre o tema: A IGREJA CONTEMPORANEA E A POLITICA. “O Exemplo de Israel para a Igreja Contemporânea”

Desde o período da pré -criação pode-se compreender q ue havia um sistema político organizado, pelas citações dos profetas Ezequiel e Isaías nas, pelas expressões descritas por eles. Depois disso os acontecimentos com a civilização durante as primeiras dispensações revelam a importância da organização e da boa administração governamental. Na formação d e Israel como nação, a organização política sempre foi algo importante e os relatos mostram que quando a nação tinha bons governantes o povo ia bem quando tinha governantes maus, sem temor a Deus todos pereciam e a nação perdia muito, inclusive batalhas. As alianças políticas muitas vezes levaram a mistura religiosa o que causava a apostasia do povo judeu, atraindo o juízo de Deus para a nação. Em relação à Igreja o processo político sempre fez parte do contexto, tendo feito parte do cenário de preparação para o evento do nascimento do Salvador e consequentemente do nascimento da igreja e propagação do evangelho.

No período que antecedeu a vinda de Jesus Cristo ao mundo o cenário político foi marcado pelas conquistas de Alexandre que além da expansão militar levava a expansão cultural fixando nas regiões conquistadas a cultura grega, dando assim uma contribuição intelectual no mundo que iria receber a Cristo. Tornou o grego uma língua universal nos tempos de Jesus, uma linguagem comum que propiciou a expansão do evangelho. Já os romanos deram uma contribuição política, servindo para concretizar o propósito de Deus; através de sua legislação, o período sem guerras, a prosperidade e as muitas estradas construídas.

Para a igreja contemporânea tudo isso é um grande exemplo do agir de Deus propiciando as condições necessárias para seus filhos aproveitarem a oportunidade de expansão do reino e preparação para a volta de Jesus. A igreja de Cristo não pode perder o foco principal que alcançar o perdido e manter alvas suas vestes. Porém também não pode ser apática em relação ao processo político e as o portunidades em para suprir necessidades essências da população e a difusão do evangelho através do processo político com representantes comprometidos com os princípios bíblicos. Tornou o grego uma língua universal nos tempos de Jesus, uma linguagem comum que propiciou a expansão do evangelho. Já os romanos deram uma contribuição política, servindo para concretizar o propósito de Deus; através de sua legislação, o período sem guerras, a prosperidade e as muitas estradas construídas. Para a igreja contemporânea tudo isso é um grande exemplo do agir de Deus propiciando as condições necessárias para seu s filhos aproveitarem a oportunidade de expansão do reino e preparação para a volta de Jesus. A igreja de Cristo não pode perder o foco principal que alcançar o perdido e manter alvas suas vestes. Porém também não pode ser apática em relação ao processo político e as o portunidades em para suprir necessidades essências da população e a difusão do evangelho através do processo político com representantes comprometidos com os princípios bíblicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com