TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caminho de Emaús

Por:   •  23/2/2016  •  Artigo  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Caminho de Emaús!

LUCAS 24: 13 ª 35.

Introdução:

a) No domingo da ressurreição às vezes estamos tristes; por estarmos: no dia errado, na hora errada e longe da pessoa certa. Lc. 24: 13. Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.

b) O comentarista Russell P. Shedd da Bíblia vida Nova diz que este Cleopas era tio de Jesus, irmão de José. Lc. 24: 18. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: “Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?”

I – Vejamos algumas razões pelas quais estes dois discípulos não reconheceram Jesus ressurreto.

a) Pode não ter reconhecido por causa da ignorância das Escrituras Sagrada; o que é um grande e perigoso impedimento. Mt. 22: 29 e Lc. 24: 25. Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

Mt. 22: 29. Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

b) Estes dois discípulos que não faziam parte do apostolado de Jesus haviam acabado de ouvir as narrativas das mulheres sobre o sepulcro vazio.

c) Lucas diz que os olhos desses discípulos foram impedidos, isto deve ser parte do plano Divino. Lc. 24: 16. mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.

d) Eles não reconheceram a Cristo ressurreto, assim também como as mulheres diante do sepulcro. Jo. 20: 15. Disse ele: “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?” Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: “Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei”.

II - Os dois discípulos estavam admirados por que o forasteiro não sabia de nada: Lc. 24: 18b. “...Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?”

a) A sua aparente ignorância fez com que eles concluíssem que Jesus chegara depois de ter acontecido esses fatos que perturbaram tanto a cidade.

b) A reação dos dois discípulos demonstra que a crucificação foi uma grande frustração nas esperanças criadas por Jesus. Lc. 24: 19. “Que coisas?”, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.

b 1 - Ele era um profeta: A morte de Jesus não mudou nestes discípulos esta importante e bela convicção.

B 2 - Profetas tanto em obras como em palavras.

b 3 - Diante de Deus e de todo povo.

c) A responsabilidade pela morte desse profeta recai mais uma vez sobre os ombros dos líderes judeus. Lc. 24: 20 Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram;

III - A frustração estava em não entender a missão do Messias que era tido pelo povo como sendo a redenção de Israel de sua sujeição a Roma. Se Ele morreu como podia remir Israel? Lc. 24: 21. e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com