TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Característica: antropologia da religião

Tese: Característica: antropologia da religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Tese  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Matéria: Antropologia da Religião

1. Com base nesses textos, quais as principais razões que justificam o estudo do fenômeno religioso na universidade? E de acordo com seu modo de pensar, buscar compreender o fenômeno do sagrado é algo que cabe à universidade? Por quê?

Existem muitas razões que justificam esse estudo, pois a religião é algo que envolve o ser humano de muitas maneiras, ela está atrelada aos valores e até mesmo as normas da sociedade. A religião é uma forma de “cura” para muitas pessoas, ela dá a real motivação para o sentido da vida e faz com que pessoas sigam caminhos bons e não façam coisas que seriam ruins ao seu próximo. Isso é ensinado na universidade com base em fazer com que as pessoas sejam mais éticas, e a universidade tem como dever estudar todos os fenômenos que vivem junto com a humanidade. Se a universidade deixa de lado essas questões, ou até mesmo não estuda esses fatos religiosos ela estaria deixando de cumprir o seu papel de universidade. Na minha forma de pensar a universidade tem que respeitar todos os tipos de religião, ou até aquelas pessoas que não tem uma religião propriamente dita, porque esse é o papel dela, educar. Ela tem que explicar os caminhos para cada um, mais cabe a pessoa escolher o que devidamente quer.

2. Faça uma síntese daquilo que - nestes textos - se refere ao ‘fundamentalismo’, tipos, características, e alguns exemplos de fundamentalismos existentes hoje e as conseqüências destas práticas fundamentalistas para a convivência dos povos, as relações sociais e a interação com a natureza.

3. Como as culturas não ocidentais mais antigas existentes ainda hoje compreendem a religião, suas características e o seu papel, isto é, suas funções..

4. Estudando o tema da classificação das religiões, que aspectos relevantes o texto destaca? Nesse estudo comparatório (ou classificatório) das religiões, quais são alguns dos cuidados que é imperioso levar em conta? Que aspectos ou atitudes fortalecerem? E o que evitar? Por quê?

O texto destaca que é de uma dificuldade muito grande separar a magia da religião, e tbm a classificação das religiões em duas categorias: as étnicas e as universais. Temos que levar em conta nessa classificação as características de cada religião, pois as étnicas como a religião egípcia e as religiões do Oriente Médio não tem fundador e nem mensagem para ser transmitida e passadas de geração e geração. Mas já as religiões universais possuem um fundador e linguagens para serem transmitidas para as gerações seguintes, estas são: o cristianismo e o judaísmo entre outras.Evitar ter preconceito com qualquer pessoa que não seja da sua religião e aprender a respeitar o próximo seguindo aquilo que lhe foi ensinado na sua religião, na sua doutrina.

5. Religiosidade infantil:

a. Como é definida num dos textos? Quais as suas principais características? Quais as suas consequências?

A religiosidade infantil é definida no texto como aquela religiosidade em que a pessoa fique fechada, fique voltada totalmente para si mesmo, completamente insensível perante a situação dos outros, o que é um sério risco. A pessoa se torna extremamente egoísta e não está nem ai para o mundo a sua volta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com