TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Religião

Pesquisas Acadêmicas: Ciência E Religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 2

Qual é a visão de Deus e de espiritualidade proposta pelo físico Marcelo Gleiser na sua entrevista à revista IHU (Instituto Humanitas) que foi trabalhada na atividade prática 2? Como você se posiciona frente a esta visão?

O físico através desta entrevista passa a entender que o “Deus” no modo geral é um nome usado pelos crentes religiosos, que pode ser uma válvula de escape para as pessoas que necessitam de uma direção em suas vidas. Como Marcelo disse, a natureza é tudo, para ele o Deus é a natureza, que nada mais é que uma explicação para o inexplicável. Com a ciência é o contrário, é a busca destas respostas, para cada resposta alcançada surgem mais dezenas de outras perguntas, onde os cientistas são aqueles que dedicam suas vidas para entender a grandiosidade da natureza, sendo esta a espiritualidade. Concordo com a opinião de Gleiser, pois a ciência busca explicar dúvidas que deixamos de lado, muitas das vezes acreditando que se trata de Deus a resposta. Não sou ateu, porém, acredito que a ciência ainda nos trará muitos esclarecimentos.

Quais os grande entraves ou dificuldades para se estabelecer uma relação de diálogo crítico mas construtivo entre ciência e religião? Apresente pelos menos dois deles, dissertando sobre os mesmos com bons argumentos.

As grandes dificuldades de diálogo entre ciência e religião, vão muito além do que se pode imaginar, duas delas são a independência e o conflito. No modelo de independência religião e a ciência permanecem isoladas uma da outra, uma acredita na razão dos fatos e outra na fé. No conflito as duas formas de ver o mundo são inconciliáveis, para a ciência a religião é inútil para se obter algum conhecimento sobre o mundo, em contraposição a religião defende ser a única fonte de conhecimento do mundo, do ser humano e de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com