TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Da Religião

Monografias: Ciências Da Religião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Questões – Matéria Ciências da religião

Segundo o texto há uma relação entre o ser humano e o meio ambiente. Quais os principais aspectos que o autor destaca em seu texto?

Aspecto geográfico de sobrevivência nesta natureza marcada pelo enfrentamento do mundo que pode ser árido ou fértil, nômade, escasso ou abundante; outro aspecto é o geográfico religioso, cujo enfrentamento dos medos e desafios das terras áridas, litorâneas, etc, torna necessário a busca pelo Sagrado para o fortalecimento e enfrentamento dos medos e desafios individuais e de grupos.

1) Comente os principais aspectos dos contextos míticos, históricos e geográficos mencionados pelo autor.

Na busca pela sobrevivência as regiões áridas do Oriente Médio, assim como as regiões com atividades sísmicas, incluindo o Mar Morto e outras regiões geologicamente instáveis, ativam no ser humano a necessidade espiritual, e desse modo, historicamente e geograficamente se desenvolveram e se organizaram sistemas religiosos. Os nômades dessa região árida não podem fixar raízes nas terras, fixam-se no passado, na sua árvore genealógica e nesse contexto e ordem foram desenvolvidos o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. E por importância para nós cristãos acreditamos que Jesus Cristo é o Filho de Deus. As três religiões anteriormente citadas, apresentam seus conteúdos em duas vertentes. A primeira é o reconhecimento da impotência humana face a vastidão e a dureza do deserto. A segunda vertente seria um elevado investimento no Deus Transcendente, visto como todo poderoso e distante. Aquele que oferece proteção e salvação ao mesmo tempo em que exige fidelidade e submissão por parte dos seres humanos.

Existe todo tipo geográfico e climático na Índia e China, mas foi pelas regiões férteis desses dois países é que foram alimentados o imaginário religioso de ambos os países. Na Índia, por exemplo, o Hinduísmo foi desenhado ao longo do tempo nas relações entre montanha e planície, cujo Himalaia e principalmente o pico de Kailash são morada do deus Shiva, e as margens do Rio Ganges a morada do ser humano, mutuamente atentos um ao outro, Deus e humanidade estabelecem a relação espiritual; hindu significa longe da violência.

Na região muito fértil da bacia do Rio Ganges, atual estado indiano do Bihar, surgiu o Budismo, nessa doutrina dois dos mais importantes conceitos, a Negação do Ego e Transitoriedade ou Impermanência; essa transitoriedade percebida na cosmovisão perene nascer x crescer x morrer.

Na China as religiões abrangem conceitos filosóficos, na terra dos três caminhos, Confucionismo, Taoísmo e Budismo se destacam.

Alunos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com