TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colonial

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo o texto a cultura é tudo aquilo que vivenciamos, mas de uma forma lapidada, ou seja, a cultura são as nossas experiências de vida lapidadas pelos nossos erros e acertos, a cultura também é algo destinado a vida em grupo, fazendo assim com que as civilizações se preservem, evoluam, estejam preparadas para problemas futuros, sendo assim podemos dizer que a cultura também é algo que influencia nas regras e leis de suas civilizações.

        Para falar sobre a sociedade em que vivemos hoje precisamos passar por vários períodos históricos que foram se modificando para a formação da cultura atual, começando pela idade média onde o sistema social era o feudalismo.

        O feudalismo era uma sociedade em que o poder não consistia no tamanho de sua riqueza, mas sim no tamanho de suas terras. Naquela época existiam três classes sociais, os senhores feudais que eram os donos das grandes terras, os servos que eram aqueles que não tinham terras, mas em troca de serviços e pagamento de tributo poderiam usufruir de uma pequena parte daquelas terras, e por último os burgueses que eram pessoas livres que viviam fora dos feudos em uma região denominada burgo, a classe burguesa naquela época era regida por artesãos e pequenos mercadores.

         O sistema político feudal era formado por uma teia de pequenos e grandes senhores feudais, onde um feudo menor jurava lealdade a um feudo maior, e acima de todos os feudos estava o rei, todos os feudos tinham suas leis, sistema de proteção, e economia individuais.

        Também dentro da idade média temos a fase em que o cristianismo era a supremacia na Europa, ou seja, o papa não era apenas um líder religioso era também um comandante, um rei de toda a Europa, tinha tanto poder que destituía reis, criava leis, fazia guerras em nome de Deus. Neste período todas as coisas eram regidas em nome da fé, ou seja, tudo aquilo que era criado pelo homem era pelo de que Deus havia dado aquele homem essa dádiva, e todos aqueles que se opusessem a fé cristã do papa sofreria as consequências, a igreja nesse período da idade média foi o grande centro cultural da época devido ao seu grande numero de terras, riquezas, e pelo poder que exercia perante a Europa, também pelo seu poder econômico, militar e influência sobre a Europa. Mas essa predominância da igreja perde parte de seu poder no final do século XIV e início do século XV(renascimento) quando a classe burguesa agora regida por mercadores iniciam um novo movimento o humanismo.

        O humanismo foi o movimento em que o homem para de se contentar com o divino e com aquilo que ele não vê e começa a utilizar a sua razão, baseado nos filósofos e pensadores gregos e romanos, essa classe passa a tentar desvendar os fenômenos da natureza com a razão humana e não mais com o auxilio divino de Deus.

        As cruzadas feitas sobre o comando das igrejas foi meio que um gatilho para o pensamento humanista, pois a partir do momento que se juntaram a vários povos, querendo ou não a uma troca de culturas, ideologias, conhecimentos, ideias, gerando então a duvida, que fez com que se invertessem os papeis, o homem que se via como fruto do criador e nada mais que isso, agora se via como um ser capaz de criar e agir conforme suas próprias ideias, mudando assim o rumo das coisas, saindo do tempo de Deus (igreja) e entrando em uma nova jornada de erros e acertos o tempo do Homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com