TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Encarar Os Idosos

Tese: Como Encarar Os Idosos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Tese  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

Como encara os idosos?

NOSSA era moderna tem visto muitas mudanças rápidas. Entre estas acha-se a do modo como as pessoas encaram os idosos. Houve época em que o respeito pelos idosos era quase que universal. Mas isso não se dá mais hoje em dia. Em muitos países, desenvolve-se uma atitude bem ao contrário. Neste sentido, comentou certo professor universitário mais idoso:

“A velhice é uma doença nos Estados Unidos. A pessoa longeva se torna um leproso, a ser colocado longe, numa instituição, ou, se tiver sorte, e for afluente, numa colônia cara, separada do resto da humanidade.“

Um estudo de crianças em idade escolar, feito pelo Centro Geriátrico da Universidade de Maryland, verificou que os jovens usualmente consideravam os idosos como “doentes, tristes, cansados, sujos e feios”. É uma tragédia dos nossos tempos que os longevos sejam cada vez menos respeitados pelos mais jovens. Ainda mais trágico é que maior número de filhos não consideram ser uma obrigação cuidar de seus pais que envelhecem.

No entanto, esta atitude não é inesperada, pelo menos não por parte dos que se mantêm a par dos eventos, em nossos dias, à luz da profecia bíblica. Ela predisse que, em nossos dias, estes “últimos dias” do atual sistema iníquo de coisas, muitos seriam “amantes de si mesmos, . . . desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural”. — 2 Tim. 3:2-5.

Conceito de Deus Sobre os Idosos

É de grande interesse e importância ver como Deus considera os idosos.

Quando o povo do antigo Israel estava numa relação pactuada com Deus, ordenou-se-lhes: “Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso, e tens de ter temor de teu Deus.” (Lev. 19:32) Assim, o respeito pelos idosos era um dever sagrado, ligado a se estar sujeito a Deus. Similarmente, disse o apóstolo Paulo: “Não critiques severamente um ancião [mesmo quando errado]. Ao contrário, suplica-lhe como a um pai, . . . as mulheres mais idosas, como a mães.” — 1 Tim. 5:1, 2.

A devida consideração para com os pais da pessoa foi incluída como um dos Dez Mandamentos, o quinto, que declarava: “Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que Jeová, teu Deus, te dá.” (Êxo. 20:12) Observe, também, os seguintes versículos da Bíblia, que refletem o modo de pensar de Deus sobre a relação dos filhos para com seus pais:

“Escuta teu pai que causou o teu nascimento e não desprezes a tua mãe só porque ela envelheceu.” — Pro. 23:22.

“Aquele que maltrata o pai e que põe em fuga a mãe é filho que age de modo vergonhoso e ignominioso.” — Pro. 19:26.

“O olho que caçoa do pai e que despreza a obediência à mãe — os corvos do vale da torrente o picarão e os filhotes da águia o devorarão.” — Pro. 30:17.

“E quem golpear seu pai e sua mãe, sem falta deve ser morto. E quem invocar o mal sobre seu pai e sua mãe, sem falta deve ser morto.” — Êxo. 21:15, 17.

Atualmente não estamos sob a lei mosaica, com tais sanções. (Rom. 6:14; Col. 2:13, 14) No entanto, certamente nos ensinam quão importante Deus considera este assunto.

Respeito em Outras Culturas

Até mesmo entre muitas nações antigas, não governadas pelas leis de Deus, concedia-se aos idosos o devido respeito. Ensinava-se os jovens do antigo Egito a levantar-se diante de seus anciãos, como sinal de honra, cedendo-lhes o primeiro lugar. Aos jovens da antiga Grécia ensinou-se que ficassem em silêncio respeitoso diante de pessoas mais velhas.

Em algumas partes do mundo atual as pessoas mais idosas ainda são muito estimadas. Numa área da União Soviética, em que muitos vivem mais de 100 anos, diz-se que um fator contribuinte para sua longevidade é o respeito que se lhes tem. Deixa-se-lhes que se sintam úteis e desejados, mantendo um lugar dignificante na sociedade.

Inicialmente, na história dos Estados Unidos, as pessoas longevas eram usualmente respeitadas e obedecidas. Os pais cuidavam de seus filhos, e, quando os filhos tinham crescido, entendia-se que cuidariam de seus pais.

A respeito das atitudes atuais para com os idosos em uma cidade, o Daily News de Nova Iorque fez a seguinte observação:

“Curiosamente, é uma vantagem, neste estágio da vida [o de ser idoso], ser negro ou hispânico em Nova Iorque. Os negros e os hispânicos cuidam de seus idosos.

“Os brancos geralmente não cuidam deles e seus números são responsáveis por muitas das calculadamente 300.000 pessoas de mais de 65 anos que vivem sós em apartamentos de aluguel controlado, ou em hóteis e casas de cômodos em ruínas.”

Por certo, os idosos necessitam sentir-se desejados, amados. Caso não o sejam, talvez simplesmente desistam de viver. O Dr. Amos Johnson, da Academia Americana de Médicos de Família, disse:

“Tenho visto pessoas velhas numa condição razoavelmente saudável que, quando colocadas no isolamento de instituições de custódia, perdem totalmente o interesse pela vida.

“Recusam comunicar-se, recusam-se a comer, tornam-se totalmente acamadas, definham e morrem. Este é um processo de doença chamada ‘isolamento’ e deveria ser assim indicado no atestado de óbito.”

Tesouro Escondido

As pessoas mais jovens que se interessam pelos mais velhos não raro verificam que tal experiência é enriquecedora. Certo senhor de meia-idade observou que algumas das horas mais interessantes, proveitosas, “douradas” de sua vida foram as gastas na companhia de gente mais idosa.

Por que isto pode acontecer? As pessoas mais idosas viveram mais, usualmente experimentaram muito mais coisas na vida. Seus conceitos e recordações podem ser mui valiosos. E isto é de especial proveito quando uma pessoa mais idosa viveu sua vida em harmonia com as leis e os princípios de Deus. Sobre tais, a Bíblia diz: “As cãs são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça.” — Pro. 16:31.

Podem ser como um tesouro escondido. Mas um tesouro, para ser útil, tem de ser descoberto e usado. A rica mina de informações, de sabedoria e de conceitos das pessoas mais velhas precisa ser explorada Assim, crianças, adolescentes, jovens adultos e adultos de meia-idade fariam bem em trocar conceitos com os mais idosos. E, se os mais velhos relutarem em oferecer seus comentários, peça-lhes com jeito suas opiniões. Poderá ficar surpreso de quão recompensador isto pode ser. Por sua vez, prover-lhes-á encorajamento e reanimação.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com