TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como ter sucesso na faculdade

Seminário: Como ter sucesso na faculdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Seminário  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 12

Como ter sucesso na faculdade: 1) Fazer anotações

# Quando fizer anotações em sala de aula e durante os estudos, tente captar a idéia completa e só então escreva anotações baseadas no que você ouviu ou leu. Normalmente somos tentados a escrever rapidamente o máximo possível daquilo que o professor fala ou do que lemos. Esperar para escrever a anotação apenas quando já compreendemos a ideia completa é uma forma de aprendizado pessoal. Você não irá se distrair enquanto tenta escrever e ouvir ao mesmo tempo, e poderá usar o tempo em que faz as anotações para organizar aquilo que aprendeu. Faça um resumo que tenha sentido para você, ao invés de apenas escrever o que está ouvindo.

# Tente descobrir os tipos de provas que serão aplicados durante o curso e considere anotações que se encaixem com esses testes. O processo de estudo deve ser alinhado com a linha do teste, assim será muito mais fácil de transmitir o conteúdo durante a prova.

# Evite apenas ler os textos, livros ou anotações. Faça resumos, busque novos exemplos para aplicar o conteúdo e agrupe informações dentro de categorias similares. Isso faz com que você maximize o conteúdo disponível e se identifique melhor com cada tópico.

Como ter sucesso na faculdade: 2) Quando for estudar

# Não estude tudo de uma única vez, organize seus períodos de estudos. Isso irá permitir que você relembre e grave aquilo que aprendeu nos dias anteriores e a informação irá se fixar fortemente em sua memória em um longo prazo, já que os dados foram aprendidos em tempos e condições diferentes.

# Não estude sempre no mesmo lugar. Por quê? Variações de contexto resultam em mais memória e menos interferência. Estude em bibliotecas, com amigos, sozinho, com e sem barulho, etc.

# Elabore aquilo que você estuda. Faça conexões com o que já sabe e incorpore ao seu conhecimento geral.

Como ter sucesso na faculdade: 3) Se preparar para provas

# Faça avaliações verdadeiras daquilo que você sabe ou não. Isso significa que quando você estudar para matemática ou estatísticas, deverá resolver os problemas sem olhar as respostas. Quando temos a resposta, sentimos que somos mais capazes de resolver os problemas, mas isso pode não ser verdade.

# Seja cauteloso com professores que fazem você achar que sabe tudo de uma matéria. Sua impressão pode estar baseada no conhecimento dele ou dela e não no seu próprio.

# Ao final de cada período de estudo, faça perguntas que podem cair no teste e comece a próxima carga de estudo com essas mesmas perguntas para retomar o conteúdo.

# Teste a si mesmo ao invés de apenas ler ou revisar o material, essa recuperação de conteúdo é mais eficiente que a leitura e é similar a verdadeira prova.

# Enquanto faz a prova, restabeleça mentalmente suas condições de estudo. Lembre-se onde você estava, o que estava fazendo, onde anotou cada tópica e assim em diante.

Não lhe recomendo estudar somente um assunto. Isto lhe daria uma visão parcial e medíocre da vida.

Pra começar você precisa ser extremamente curiosa e ter uma mente aberta. Saber se decepcionar com suas próprias descobertas e recuperar-se rápido. Ter a capacidade de mudar drasticamente tudo o que você é...E de fazer isso muitas vezes ao longo de sua vida sem sentir medo... Não ter medo de experimentar coisas novas...Lugares Novos..e tudo o que agora lhe é desconhecido... Se tiver estas coisas...Será muito fácil...E por ter feito esta pergunta...Imagino que já esteja no caminho certo! =)

Quanto aos estudos e ao que deve ler...posso lhe indicar alguns passos. Mas, lembro-lhe que não necessariamente precisa ser assim. É só algo que funcionou comigo...Na vida existem milhares de formas de conseguir uma mesma coisa...Mas, se lhe interessa, seguem os passos:

1-Passo:

Recomendo que comece com história, e matemática. A primeira para saber o básico de tudo o que a humanidade fez, e entende os porquês de estarmos onde estamos. E a segunda para ter o básico para aventurar-se em outras áreas importantes de conhecimento, como lógica, física, informática, ciências e economia.

Comece lendo livros de história geral, e depois do Brasil...Sem muito comprometimento, tentando apenas entender os eventos...E ao mesmo tempo começar a entender sobre matemática...aritimética, álgebra, geometria plana, analítica, funções...Enfim, pelo menos até o conteúdo do ensino médio...Isso lhe preparará para entender não somente fractais e transformadas de fourrier, como sobre astronomia e muitas outras coisas complexas.

2-Passo:

Parta para as artes! Literatura(geral, portuguesa e Brasileira), pintura, música(clássica, blues, jazz rock, heavy metal, eletrônica)...Leia os clássicos...Isso te dará diferentes pontos de vista ao mesmo tempo

em que ampliará seu vocabulário.

3 Passo:

Aprenda sobre a biologia, a medicina...leia sobre as doenças...seus tratamentos, como evitá-las...Aprenda sobre o funcionamento do corpo humano e sobre as outras formas de vida...Estude química também e tente compreender seus fenômenos....

Estes são os 3 simples passos de início...após isso vc mesma já saberá para onde ir.

--------------------------------------…

Se tiver tempo sobrando conseguirá isso rapidinho...Ao mesmo tempo terá conteúdo suficiente para passar em um vestibular e fazer uma boa faculdade...Faça pelo menos duas delas...Em áreas bem diferentes. Engenharia e Psicologia por exemplo...Ou Administração e Medicina...

Não perca seu tempo estudando uma só coisa...fazendo pós doutorado nesta coisa...A não ser que queira passar o resto da vida trabalhando para os outros...A vida é curta...Um doutorado pode até te dar um título, e orgulho de si próprio depois de muitos anos...Mas, somente isso! O conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com