TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construir Um Ba

Casos: Construir Um Ba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

COLÉGIO ANCHIETA – SEDE

CURSO DE TÉCNICO EM CONTABILIDADE DE NÍVEL MÉDIO

CESAR AUGUSTO RIBEIRO

MARCIA GASPARIN

PATRICIA DA SILVA PIRES

CONTABILIDADE GERAL

CURITIBA

ABR / 2011

CESAR AUGUSTO RIBEIRO

MARCIA GASPARIN

PATRICIA DA SILVA PIRES

CONTABILIDADE GERAL

Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do Curso Técnico em Contabilidade de Nível Médio do Colégio Anchieta – Sede.

Orientador: Professor Valdir Cardoso Cruz

CURITIBA

2011

Dedico este trabalho a todos aqueles que, direta ou indiretamente, acreditam e me incentivam a correr atrás dos meus ideais.

E a todos que acharam que eu não iria chegar onde estou e em especial àqueles que sempre me falaram para eu desistir.

Agradeço em princípio a Deus, que me permitiu a inteligência, me deu força interior e coragem para concluir este trabalho e perseverança de não desistir nunca.

Ao meu filho, Murilo Pires de Castro e ao meu esposo Antonio Leal de Castro, que souberam compreender os meus momentos de ausência em função deste trabalho.

Aos meus pais Ana Oliveira da Silva Pires e Luiz Carlos Czarneski Pires, pelo apoio irrestrito em todos os momentos de minha vida.

Patricia da Silva Pires

Aos meus pais Joana Machado Gasparin e Jayme Francisco Gasparin (in memorian).

A minha filha Louise Gasparin Garcia, pelo carinho e compreensão presentes durante todo o tempo.

Márcia Gasparin

INTRODUÇÃO

A contabilidade tem se desenvolvido junto com as primeiras civilizações, onde contabilistas têm ajudado cidades e povos a melhorarem economicamente e em seus negócios.

Historicamente tem como pai da contabilidade o monge franciscano Frei Luca Pacioli (Luca Bartolomeo de Pacioli), este tendo publicado no ano de 1494 uma obra “Summa de Arithmetica, Geometria, proportioni et proportionaliti”(coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade). Tendo em destaque um capítulo do livro onde tratava de contabilidade: “Particulario de Computies et Scripturis”. Neste capitulo Pacioli se torna o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada, que ficou conhecido como método Veneziano, ou método das partidas dobradas.

No Brasil a profissão de contabilista tem origem devido a vinda da Realeza a então colônia, fato este que incrementou as atividades econômicas, exigindo assim um melhor sistema fiscal. Tendo origem o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808).

Desde então a contabilidade no Brasil e no mundo tem se adaptado as novas realidades, visando uma melhor e mais apurada informação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

1. INTRODUÇÃO

1. Apresentação

A competitividade atinge hoje todas as áreas : indústria, comércio e serviços. O consumidor de um modo geral está mais inteligente e em conseqüência mais exigente, busca e quer qualidade e preço. As empresas tem que estar atentas a essas demandas se quiserem manter-se, e bem, no mercado.

A ferramenta “gestão empresarial” deve ser conhecida e utilizada pelo empresário que deseja melhorias de qualidade, redução de custos e aumento de rentabilidade em sua empresa. Muitas são as ferramentas que possibilitam uma gestão eficaz. Nesse trabalho, abordaremos a CONTABILIDADE como uma dessas ferramentas : USÁ-LA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EMPRESARIAL.

“A contabilidade decisorial é um sistema integrado de informações de natureza econômico-financeira orientado para apoiar a direção das empresas em suas decisões.“1

_______________________

1 Paranhos, José Luiz B. Contabilidade Decisorial. São Paulo: STS, 1992 – Pág. 4

2. Justificativa

O empresário deve estar sempre informado sobre a situação de sua empresa no mercado. A necessidade de tomada de decisão é uma constante em relação a várias situações. Por exemplo :

• A empresa está dando lucro ou prejuízo ?

• O capital empregado está sendo remunerado satisfatoriamente ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com