TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cristão no cinema e teatro

Por:   •  11/9/2015  •  Abstract  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Maiara Costa Há uma citação de Ellen White que acredito, irá ajudá-lo a compreender o motivo pelo qual a igreja não considera teatros, cinemas e circos lugares que devem ser frequentados por cristãos.
"Entre as casas de diversões, a mais perigosa é o teatro. Em lugar de ser uma escola de moralidade e virtude, como costuma ser chamada, é ele justamente o viveiro da imoralidade. Os hábitos viciosos e as tendências pecaminosas são fortalecidos e confirmados por esses entretenimentos. As cantigas baixas, os gestos, expressões e atitudes indecentes corrompem a imaginação a aviltam a moral. Todo jovem que assiste habitualmente a tais exibições será corrompido em princípio. Não existe em nosso país influência mais poderosa para corromper a imaginação, destruir as impressões religiosas e enfraquecer o gosto pelos prazeres tranqüilos e as sóbrias realidades da vida, do que as diversões teatrais. O gosto por estas cenas aumenta com cada transigência, assim como o desejo para com as bebidas intoxicantes se fortalece com seu uso. O único caminho seguro é evitar o teatro, o circo, e todos os outros lugares de diversões duvidosos". Conselhos Sobre Saúde, p. 198
Naquela época lugares como circos, cinemas e teatros podiam ser considerados como escolas de imoralidade pelas cenas que eram expostas ali, sendo até mesmo praticada cenas imorais pelas pessoas que estavam assistindo. Para a igreja nos dias de hoje o cinema e o teatro ainda carregam essa imagem negativa, sendo ainda considerados como lugares de diversão perigosa por causa da influência que poderá causar. Por mais que as pessoas hoje não pratiquem sexo dentro desses lugares como antigamente, a igreja entende que para a vida espiritual da pessoa não é seguro ela estar nesse tipo de ambiente por ainda ser mal visto.
Contudo, vale ressaltar que a nossa grande preocupação não deve ser apenas com ambiente em si, mas com aquilo que estamos alimentando a nossa mente. Pois, a vontade de Deus é que tenhamos a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16), será que o que assistimos nesses lugares estarão contribuindo para isso? O Espírito Santo quer nos transformar mediante a renovação da nossa mente, pois somente dessa forma apreciaremos a vontade de Deus (Romanos 12:2; Filipenses 4:8), será que indo à esses lugares estaremos contribuindo com o Espírito Santo?
Mas voltamos a ressaltar que não é apenas o ambiente em si, mas o conteúdo também, afinal posso não ir à esses lugares, mas posso levar tudo para dentro de minha casa.
O grande propósito de Deus para as nossas diversões é que o Honre e Glorifique (1 Coríntios 10:31). Pois, somos daquela classe que crê ser nosso privilégio em cada dia de nossa vida glorificar a Deus na Terra; que não devemos viver neste mundo meramente para a nossa própria diversão, para meramente agradar-nos a nós mesmos. Aqui nos achamos para beneficiar a humanidade, e ser uma bênção para a sociedade; e se permitimos a mente soltar-se naquela corrente inferior em que giram os pensamentos dos que buscam simplesmente vaidade e extravagância, como podemos ser um benefício à nossa raça, à nossa geração? Como ser uma bênção à sociedade em volta de nós? Não podemos inocentemente condescender com qualquer diversão que nos inabilite ao mais fiel desempenho dos deveres comuns. Toda diversão em que vos puderdes empenhar pedindo sobre ela, com fé, a bênção de Deus, não será perigosa. Mas todo divertimento que vos torna inaptos para a oração particular, para a devoção no altar da oração, ou para tomar parte nas reuniões de oração, não é seguro, mas perigoso. Conselhos Para Pais, Professores e Estudantes,p.p. 336 e 337.
Há espécies de recreações grandemente benéficas tanto para a mente como para o corpo. Uma mente esclarecida e perspicaz encontrará abundantes meios de entretenimentos e diversão nas fontes não só inocentes, mas instrutivas. Conselhos Sobre Saúde, p. 198
Um forte abraço a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com