TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Religiosa

Ensaios: Cultura Religiosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 3

CULTURA RELIGIOSA

ATIVIDADE AVALIATIVA 1 - DISCURSIVA G1

________________________________________

1 O debate histórico entre ciência e religião, bem como a relação entre fé e saúde se apresentam como grandes desafios para o mundo acadêmico contemporâneo. A disciplina de Cultura Religiosa defende que essa discussão precisa encontrar espaço para ser problematizada na universidade, independente de posições que abertamente negam que seja possível o consenso entre elas. Nesse sentido, é preciso admitir que há, entre as duas áreas, zonas de confronto que talvez nunca serão superadas. Porém, esse capítulo procura demonstrar que fé e razão, religião e ciência, fé e saúde não são necessariamente incompatíveis. Percebe-se hoje o aumento de estudos e pesquisas científicas que tem tido avanços interessantes no sentido de se criar espaços respeitosos de diálogo, encontrando diferentes pontos de intersecção entre os dois campos, que por muito tempo permaneceram claramente em franca oposição.

A proposta da atividade é a seguinte:

1. Qual é a visão de Deus e de espiritualidade proposta pelo físico Marcelo Gleiser na sua entrevista à revista IHU (Instituto Humanitas) que foi trabalhada na atividade prática 2? Como você se posiciona frente a esta visão?

2. Quais os grande entraves ou dificuldades para se estabelecer uma relação de diálogo crítico mas construtivo entre ciência e religião? Apresente pelos menos dois deles, dissertando sobre os mesmos com bons argumentos.

Utilize no máximo 20 linhas em fonte 12 arial ou times new roman,

RESPOSTA:

1. Marcelo Gleicer e um homem que não tem fé no sentido cristão têm como fé a confiança de que e possível o ser humano entender o mistério do universo, e que devemos ter a humildade de reconhecer que não da pra saber e nem entender tudo porque ninguém sabe tudo. Ele diz ter fé, crer que mistérios envolvem o Universo, mas não atribui nada a um “Deus”. Não é ateu, mas agnóstico. Para ele, deus é a natureza, as coisas que se podem ver. E o ser humano, em geral, precisa ver para crer.

Talvez falte aos cientistas conhecer a Religião. E aos religiosos, tratar a Ciência sem fanatismo, ignorância.

Ele pensa que conforme a criação e a cultura do ser humano as pessoas criam certo preconceito com relação à fé.

Não concordo com o pensamento do agnóstico Marcelo Gleicer, pois creio que Deus existe, tenho fé e creio que ele faz o sobrenatural em nossas vidas.

Hoje em dia a religião já não é mais um limitador para ciência, as igrejas já tendem esta separação, pois acreditamos em Deus e temos fé, mas isto não nos impede de prosseguirmos com a ciência, tentando descobrir a cura de doenças.

2. A dificuldade de um cientista em aceitar a existência de uma entidade sobrenatural no universo, porque vai contra toda a estrutura do pensamento científico. Da mesma forma, a ciência não dá às pessoas o senso de comunidade e de pertencimento que a participação do ato religioso. É importante apontar a possibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com