TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Culturas E Tradições Religiosas

Trabalho Universitário: Culturas E Tradições Religiosas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  5.544 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A palavra "religião", é um termo conceituadamente complexo, e ao se aceitar que religião vem do latim religare, cujo significado é "religar", define-se que religião é o meio de religar o homem a Deus.

Ela é uma crença que estabelece a existência de algo infinitamente superior, envolto em mistérios indecifráveis, porém é indicadora de um caminho para seus fiéis, independentemente da religião que estes professem.

A maioria das religiões baseia-se em Livros Sagrados, cada uma com o seu, transmitindo valores e revelações divinas, inclusive, predições sobre o futuro da própria humanidade.

Segundo Hellern et al: "Cada uma a seu modo, todas as religiões exaltam a compaixão, fraternidade universal, a sinceridade e a honestidade, (...) valores incontestáveis que ninguém quer ver desaparecer".

Morim analisa, que no mundo: "De cada 100 pessoas 19 são muçulmanas, 18 não têm religião ou são atéias, 17 são católicas, 17 são cristãs não-católicas (ortodoxos, anglicanos, protestantes), 14 são hinduístas e 6 são budistas".

Assim, o objetivo deste artigo é discorrer sobre as grandes tradições religiosas, abrangendo seis religiões em função da "imagem" de Deus/Divino de cada uma dessas crenças, o ideal humano/realização humana e como a Tradição entende a realização/religião entre o humano e o Divino.

Filosofia da Tradição Religiosa

A Filosofia da Religião é uma das divisões da filosofia. Tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica (metafísica, antropológica e ética), indagando e pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso. Em síntese, sua pergunta fundamental é: "O que é, afinal, a religião?".

Religião (especula-se várias origens. . Detalhes na seção etimologia) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais. Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. As religiões tendem a derivar a moralidade, a ética, as leis religiosas ou um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.

Há uma infinidade de religiões, compostas de distintas modalidades de adoração, mitologias e experiências espirituais, mas geralmente os estudiosos se concentram na pesquisa das principais vertentes espirituais, como o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, pois elas oferecem um sistema lógico e elaborado sobre o comportamento do planeta e de todo o Universo, enquanto as orientais normalmente se centram em uma determinada filosofia de vida. Os filósofos têm como objetivo descobrir se o olhar espiritual sobre o Cosmos é realmente verdadeiro.

Historia da Tradição Religiosa

«Para a maior parte dos europeus, “religião” significa uma relação fixa entre o homem e uma entidade não humana, o Sagrado, o Sobrenatural, a própria Existência, o Absoluto, ou simplesmente “Deus”. Contudo, a partir do Suez para Oriente, tal relação parece frequentemente ser considerada indescritível, ou descritível em termos de movimento como um “Caminho”. Assim, temos o “hodos”, ou caminho, dos Fariseus. A Cristandade primitiva no Livro dos Actos é chamada “Esse Caminho”; o Budismo é descrito como “os oito caminhos nobres”; e a religião nacionalista japonesa (se se pode usar este rótulo europeu) é chamada Shinto, “o Caminho dos Deuses”; enquanto a Rússia comunista, fiel à sua descendência semi-oriental, rejeitou o Teísmo ou antes, o termo europeu “religião” a favor da rendição ao “Processo Dialéctico”- o que é, uma vez mais, um “Caminho”; também a mensagem de Confúcio é por ele chamada “O Caminho”.»

«Enquanto o Ocidente acentua a encarnação humana, e ainda a personalidade e historicidade de Cristo, o Oriente diz: “Sem princípio, sem fim, sem passado, sem futuro”. De acordo com a sua crença, o Cristão subordina-se a uma pessoa superior e divina esperando obter a Sua graça; mas o oriental sabe que a redenção depende do “trabalho” que o indivíduo fizer sobre si mesmo. O Tao cresce a partir do indivíduo. A imitação de Cristo tem esta desvantagem: com o correr dos tempos adora-se como divino exemplo um homem que encarnou o mais profundo significado da vida e então, empenhados numa perfeita imitação, esquecemo-nos de tornar real o nosso desígnio mais profundo - a auto-realização. Tivesse Jesus feito isso e Ele teria sido provavelmente um respeitável carpinteiro e não o “rebelde” religioso que foi.

A imitação de Cristo deveria ser entendida de uma maneira mais profunda. Devia ser tomada como o dever de tornar reais as nossas convicções mais profundas, com a mesma coragem e o mesmo espírito de auto-sacrifício revelado por Jesus. Deste modo, a pessoa de Jesus, situada fora no reino da história, poder-se-ia tornar para o homem contemporâneo o homem superior que existe dentro de si próprio, o que lhe permitiria alcançar, à maneira europeia, o estado psicológico correspondente à “iluminação” no sentido oriental.»

sociologia da tradição religiosa

Sociologia da religião busca explicar empiricamente as relações mútuas entre religião e sociedade. Os estudos fundamentam-se na dimensão social da religião e na dimensão religiosa da sociedade.

Sociologia da religião no Brasil

O marco referencial da consolidação da sociologia da religião como campo autônomo de pesquisa no Brasil é a publicação da obra "Católicos, Protestantes, Espíritas", de Cândido Procópio Ferreira de Camargo, em 1973. Nomes de referência no Brasil: Edison Carneiro, Beatriz Muniz de Souza, Antônio Flávio Pierucci, Reginaldo Prandi, dentre outros.

Escritas Sagradas

Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro")é otexto religioso de valor sagrado para o Cristianismo, em que a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judaica é narrada por humanos. É considerada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com