TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desvendando Chapeuzinho

Artigo: Desvendando Chapeuzinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

Escritores como Charles Perrault reuniram os contos que circulavam oralmente entre os camponeses, e acrescentaram moralidades em cada um desses contos. Na maioria das vezes, a moralidade não combinava com o desenvolvimento da história, entretanto Perrault às inculcava assim mesmo. Perrault foi quem escreveu a primeira versão deste conto: ”Capinha Vermelha”. Que é, em si mesmo, ambígua: a imagem da inocente garota que é enganada por um lobo inicialmente gentil, e que depois devora a inocente Chapeuzinho na cama da vovó, gera discussões psicanalíticas intermináveis, pela carga sexual presente desde a escolha da cor vermelha, notoriamente associada ao sexo, passando pela sedução do lobo, de olhos e mãos tão grandes. Foi com os Irmãos Grimm que este conto teve a sua salvação e se transformou no conto de fadas mais divulgado dentre todos eles onde a Chapeuzinho e a vovó se livram do lobo e ele é punido exemplarmente, pois eles compilavam da oralidade as histórias que eram contadas por pessoas simples do povo alemão era a preservação do folclore e da cultura local.

O conto Chapeuzinho Vermelho também nos leva a refletir sobre os sentidos e os lugares de representação do texto, associada à transmissão de valores caracterizada pela exemplaridade e pela necessidade de as personagens desenvolverem um procedimento astuto em uma sociedade cruel e violenta em que vivia a sociedade francesa, sob o despotismo de Luis XIV, sendo, porém, única forma de advertir as crianças sobre os perigos que estavam expostos na floresta.

A mãe representa a irresponsabilidade da família em tratamento com as crianças e adolescentes no cotidiano. Como uma pessoa adulta que preze pela vida de uma criança, transfere a ela uma responsabilidade grandiosa que seria de extremo perigo? As crianças e os adolescentes estão sendo engolidos pelo ambiente das drogas e seus lobos, e os adultos de sua família não vêem ao seu socorro, em alguns casos até fazem parte do processo mesmo que indiretamente.

Para tentar salvar essas crianças e adolescentes aparecem várias vezes o lenhador que ajuda, abre caminhos, favorecem mudanças na vida destas pessoas, auxiliando em várias vezes também os adultos. Surge ai o conflito entre realizar o que gostamos e o que devemos, de conformidade com a advertência feita, anteriormente, pela mãe de Chapeuzinho.

Todavia o papel familiar na sociedade é de grande importância, pois é no seio familiar que são formadas seres humanos capazes de viver e conviver no meio social, enfrentando as dificuldades do cotidiano.

A fama e a aceitação deste conto vêm do fato de que apesar de Chapeuzinho ser uma menina virtuosa ela sofre as tentações e o que lhe acontece indica à criança que não podemos confiar nas intenções de todos, mesmo aqueles que julgamos bons e agradáveis, isto nos sujeita a armadilhas perigosas. Se dentro de nós mesmos, não existisse uma parte que aprecia o lobo mau ele não obteria poder algum sobre nós. O Conto Chapeuzinho Vermelho nos convida a procurar o entendimento de si próprio e saber o que é atraente para nós mesmos. Por mais atraente que seja não podemos caminhar pela vida sendo ingênuo o tempo todo, devemos enfrentar os lobos da vida e acreditar que podemos ser lenhadores e modificar nossa vida e possivelmente de outras pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com