TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dez Princípios Bíblicos da Educação Cristã

Por:   •  5/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Seminário Presbiteriano Brasil Central

Educação Cristã

Seminarista: Maico Sousa Carvalho

Dez princípios Bíblicos da Educação Cristã

1) Josué 1.8: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”

No período de Josué a Lei de Deus era transmitida oralmente aos judeus, por isso o Senhor requereu que Josué continuamente ensinasse falando ao povo sobre a educação e os princípios divinos aos seus ouvintes. Nesse texto, o Senhor igualmente exorta Josué para que ele próprio fosse submisso a esses ensinamentos, aplicando-os em sua vida, para que assim, sua vida fosse próspera, segunda perspectiva de Deus.

2) Salmo 1.2: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”

O salmista, possivelmente Davi, mostra que o homem feliz e abençoado é aquele que conduz sua vida nos caminhos opostos aos dos homens ímpios (Sl. 1.1). O homem bem aventurado vive retamente quando fundamenta seus procedimentos de vida na Palavra de Deus. Constantemente (dia e noite) ele aplica em si os princípios das Escrituras com alegria e satisfação, não por obrigação ou legalismo. Devido sua existência ser fundamentada em uma sólida educação cristã, sua vida é tão próspera “como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido”.

3) Salmo 44.1: “Ouvimos, ó Deus, com os próprios ouvidos; nossos pais nos têm contado o que outrora fizeste, em seus dias”

Nessa passagem, o autor do Salmo, afirma que sua geração estava ouvindo de seus pais acerca das maravilhosas obras de Deus concedidas a eles. Eficazmente a geração anterior estava educando a nova geração de crentes, seus filhos, sobre os atributos e caráter Deus, para que fossem instruídos e edificamos com tal conhecimento primordial para uma vida íntegra.

4) Provérbios 4.23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”

Nesse verso, Salomão indica que o coração é o órgão central da personalidade humana, de onde emanam todas as coisas e o resultado daquilo que somos são nossas ações. Desse modo, a educação cristã deve educar para que a pessoa seja e se torne versado interiormente nos fundamentos Bíblicos das verdades divinas. Assim, a partir de um coração transformado pelo Espírito Santo, através da Palavra de Deus pregada e ensinada, o cristão se torna ativamente fiel ao Senhor.

5) Jeremias 17.9-10: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”

O profeta Jeremias transmite a mensagem divina nesse texto, onde Deus afirma que o homem é integralmente corrupto, incluindo seu “eu” interior, o coração, de onde procedem suas atitudes. Em Sua onisciência, o Senhor conhece toda essa parte humana interior cujo resultado prático, refletido nas atitudes e ações, que está sujeito ao julgamento divino. Desse modo, a verdadeira educação cristão é aquela orientada em atingir o ser humano em sua integralidade, gerando transformação interior, para que o proceder do crente seja agradável ao Senhor.

6) João 13.17: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes”

Nesse ensino, Jesus afirma que quando alguém conhece as verdades ensinadas por Ele e as pratica, essa pessoa se torna verdadeiramente feliz e abençoada segundo a perspectiva de Deus. O conhecimento transmitido pelos mestres cristãos deve ser guiado pelo ensino da devoção à Deus. Assim, a educação cristã eficaz é um meio no qual os ensinamentos cristãos são transmitidos, e que objetivam promover uma educação que leve ao aprendizado prático da verdade conhecida.

7) Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

Nesse verso de sua epístola a igreja de Roma, o apóstolo Paulo ensina que o cristão não deve se comportar segundo os ensinos desse mundo caído, mas deve ter sua mente restaurada pelos desígnios de Deus e viver segundo essas verdades perfeitas. A educação cristã deve ser o instrumento cognitivo para levar os aprendizes a conhecerem as verdades Bíblicas, e assim terem uma mente cristã, para que conheçam corretamente a Deus e vivem adequadamente de acordo com o modo como o Senhor requer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com