TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre Martinho Lutero e Papa Francisco

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Guardadas as proporções dos impactos de cada época, tanto Martinho Lutero quanto o Papa Francisco entenderam como necessárias ações para corrigir os rumos da Igreja Católica.

Hoje, num cenário mais amplo, abrangente e aberto às críticas, o Papa sugere profundas reformas, porém não menos importantes que aquelas feitas com base nas 95 teses de Lutero. Para estabelecer um paralelo entre um e outro cito o envolvimento de padres com mulheres à época de Lutero aos casos de pedofilia da atualidade.

Tão impactante quanto Lutero, o Para Francisco inaugura uma nova fase na Igreja Católica trazendo à luz temas de interesse e freqüente questionamento da sociedade sobre a postura inflexível e retrógrada da Igreja como, por exemplo, a participação mais ativa da mulher dentro da Igreja e o distanciamento da fé, ao que ele se refere como a disputa do poder pelas hierarquias afastando o sacerdote da fé.

Assim como Lutero, o Papa Francisco também aborda temas polêmicos e convida a Igreja a debater assuntos como aborto, união homossexual e divórcio através de suas 38 perguntas enviadas às paróquias.

A eleição de um Papa Latino foi o primeiro, mas não o único fato inédito na Igreja Católica, o segundo é seu perfil visionário e transformador que pretende colocar esta mesma Igreja em linha com o século XXI.

1 ) Na época de Martinho Lutero, a Igreja Católica era a principal potência da Europa, ela era quem decidia tudo. Com as 95 teses, Lutero denunciava casos semelhantes ao que Francisco comenta hoje, denunciava vendas de indulgências, relação de padres com mulheres. Hoje, discute-se muito sobre casos envolvendo pedofilia na Igreja Católica, tudo escondido pela Igreja. Enfim, a Igreja da época medieval era muito poderosa e mandava em tudo, já hoje não tem tanto poder assim.

2) O impacto da Reforma Protestante foi muito grave, pois deu uma nova visão ao homem medieval, antes preso à religião, agora estava mais solto e raciocinante. Outro fator é que a Igreja perdeu sua popularidade e riqueza, pois o dinheiro que era arrecado das pessoas por vendas de indulgências, agora não era mais obtido, já que as 95 teses de Lutero eram contra isso. A reforma de hoje consiste na exoneração de alguns membros da Igreja, que continuam agindo como os da época feudal, tentando conseguir riquezas através de enganações, praticando a pedofilia. Enfim, o papa Bento XVI viu que a Igreja está possuída pelo dinheiro, e por isso, deve ter uma conscientização dos membros do Vaticano para que se mude essa postura. O povo, vendo toda essa agitação, deixa de ir nas igrejas, pois se vê enganado pela religião, e a popularidade do catolicismo só vai caindo.

3) A renúncia do papa Bento XVI foi um acontecimento muito chocante, pois surpreendeu a todos, e o modo como o papa saiu deixou uma estranha impressão a respeito da Igreja. O próprio papa diz que saiu por vontade de Deus, que já estava na sua hora de partir. Todavia, deixou denúncias na Igreja, que está possuída pelo dinheiro e pratica atos inadmissíveis, como pedofilia. O papa ao renunciar quis mostrar para todos que a Igreja está sendo uma verdadeira disputa internamente, todos estão deixando de lado a religião e a fé, para saírem em busca da luxúria e prazeres individuais. O novo papa, Francisco I, diz que enfrentará com vontade esses problemas da Igreja, e que buscará reformas para dar fim à essa disputa, que só está prejudicando a Igreja e seus próprios seguidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com