TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensão religiosa

Tese: Dimensão religiosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Tese  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

vangelho do dia – Pão da vida!

Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2014 – 21ª semana do tempo litúrgico comum

Mateus 23,13-22

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 13 “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14 nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15 Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16 Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17 Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18 Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ 19 Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20 Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21 E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22 E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

Reflexão

A dimensão religiosa deve ajudar a pessoa a viver de forma equilibrada, feliz, alegre, disposta e altamente comprometida pela defesa da vida. É muito ruim conviver com pessoas hipócritas, que vivem o tempo todo fingindo de santinhas. Elas não fazem o que Deus quer e pensam conseguir que Deus faça o que elas querem. Nem Deus suporta gente assim. São estas pessoas que exigem das outras aquilo que não fazem. A hipocrisia mata a autenticidade. É muito triste a pessoa não se assumir como é, com suas qualidades e defeitos. Todos somos portadores de defeitos e qualidades. Somos humanos. Deus não quer que representemos aquilo que, efetivamente, não somos. A pessoa autêntica assume os seus erros e defeitos porque também sabe assumir suas virtudes e qualidades. Na dimensão religiosa, Deus nos quer pessoas autênticas, verdadeiras, retas nas intenções e nas ações. Jamais conseguiremos ser hipócritas perante Deus. A coerência religiosa que Deus nos pede não é um ritualismo vazio e evasivo. Muito pelo contrário. No seguimento de Cristo deveríamos saber distinguir muito bem o que convém e o que não convém a um seguidor autêntico. Deus não nos quer hipócritas na vivência da fé. Precisamos nos empenhar em viver a fé com mais autenticidade.

Oração

Senhor Jesus, luz salvadora que ilumina os povos, ilumina-me diariamente com a luz sagrada do Teu Santo Espírito. Ilumina-me para que possa entender que religião é a vida em sua totalidade. Afasta de mim a incoerência, a inconsistência e o contratestemunho na vivência da fé. Livra-me dos fanatismos e legalismos religiosos que não me deixam crescer numa espiritualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com