TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO RELIGIOSA, ÉTICA E CIDADANIA

Tese: EDUCAÇÃO RELIGIOSA, ÉTICA E CIDADANIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Tese  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

UEPA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ

LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO RELIGIOSA

EDUCAÇÃO RELIGIOSA, ÉTICA E CIDADANIA.

TANIA HELENA OLIVEIRA DOS ANJOS

BELÉM/ PARÁ

2013

TANIA HELENA OLIVEIRA DOS ANJOS

EDUCAÇÃO RELIGIOSA, ÉTICA E CIDADANIA.

Pré-projeto apresentado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I, como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Ciência da Religião.

Orientador:

Belém/Pará

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 4

1.1 O TEMA EM ESTUDO 4

1.2 JUSTIFICATIVA 6

1.3 SITUAÇÃO PROBLEMA 7

1.4 OBJETIVOS 7

1.4.1 GERAL 7

1.4.2 ESPECÍFICOS 8

2. MARCO TEÓRICO 9

3. METODOLOGIA DA PESQUISA 10

4. CRONOGRAMA 11

REFERÊNCIAS 12

1- INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

1.1 O TEMA EM ESTUDO

Hoje em dia, é comum deparar-se nas escolas, crianças, adolescentes e jovens, em comportamentos agressivos, intolerantes, demonstrando desrespeito aos colegas, assim como a todos que estão inseridos no contexto escolar.

Muito destes comportamentos são causados pela falta de valores que regem a sociedade.

Tais comportamentos que desembocam no ambiente escolar, faz com que a mesma tende a mudar sua postura frente a esta realidade.

Para Tarif (2002) A educação é um processo de formação e de aprendizagem elaborado socialmente e destinado aos homens e mulheres com base nos diferentes saberes sociais.

Atualmente a escola voltada a esta problemática, preocupando-se com uma formação humanística, utilizando-se dos valores em suas práticas pedagógicas com o intuito de atingir e modificar tais comportamentos.

Acredita-se que a prática da Educação Religiosa nas escolas não se restringe a formar cidadãos religiosos, independente do dogma e sim, busca o sentido da vida de modo condizente com a dignidade humana (FIGUEIREDO, 1994).

Rosseau (apud. METTE, 1997) é bem enfático quando diz que:

A natureza da criança deve ser reservada e não desfigurada pelas intervenções dos adultos, elas são portadoras de uma personalidade própria e por isso, não se pode permitir que penetre em uma criança nenhuma forma de corrupção vinda de fora, isto é, por intermédio de uma educação negativa durante sua infância.

Sendo assim, a formação ética e cidadã ao aluno, desde a infância até ao adulto, deve ser empregada de forma ampla, sem impor ideologias e conceitos formulados e acabados.

Os PCNs defende a ideia de que a

A escola deve possibilitar o aluno à valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo ultrapassar seus limites, propiciando as crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais, o acesso ao saber, elaborado e acumulado [...].

Cabe então aos educadores, criar formas de abordagem de maneira que potencialize este universo, respeitando de modo igualitário as diferenças de credo e de vivencias, como também elaborar a partir das diferenças o respeito mútuo e a valorização de outras culturas.

Continuando com as orientações do PCNs, o mesmo diz que deve-se compreender a cidadania como um conjunto de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, nas dia a dia atitudes de participação, solidariedade, cooperação e repúdio as injustiças e discriminação, respeitando os outros e exigindo para si mesmo respeito. A Educação Religiosa muito se enquadra nos conceitos introdutórios nos valores da ética e cidadania abordados pelos parâmetros, pois esta educação tende a promover uma reflexão acerca das atitudes comportamentais e estar elencando valores morais e éticos a partir de fatos e assuntos do cotidiano.

Esta abordagem é reforçada nos objetivos dos PCNs, acerca do Ensino Religioso nas escolas.

Valorizar o pluralismo e a diversidade cultural presentes na sociedade brasileira, facilitando a compreensão das formas que exprimem o transcendente na superação da finitude humana e que determinam subjacente, o processo histórico da humanidade. Por isso, deve: propiciar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando; subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informada; analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais; facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas; refletir o sentido da atitude moral, como consequência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano; possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável (FONAPER 2009, p.46-47).

Sendo assim não só o ensino religioso, mas também todas as áreas de conhecimento devem favorecer ao aluno, uma melhor compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com