TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDADANIA

Monografias: CIDADANIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 2

Aprender a conduzir a própria vida: dimensões do educar-se entre afrodescentes e africano RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS/ AFRODESCENCIA bjetivo: Resumo do texto apresentado à disciplina Relações

Etnico-Raciais/Afrodescendia sob a orientação do professor

Hélio Fonseca de Araújo, para obtenção de nota parcial.do educar-se entre afrodescendentes e africanos.

Entre africanos, o termo educação é utilizado para referir-se a conhecimentos, valores e posturas ensinados em estabelecimentos de ensino. Segundo Tedla e Maiga essa palavra não existe nas línguas tradicionais africanas, ela entra na África com as escolas, tais como concebidas, organizada e implantada pelos europeus.

Entre afrodescendentes (Brasil, Peru, Porto Rico, Estados Unidos) o emprego dos termos educar-se, ser educado, está ligado a posturas, valores, comportamentos, conhecimentos reconhecidos pela classe social e grupo racial branco que detém o poder de governar as sociedades de que aqueles, embora façam parte, são excluídos. Tanto os africanos como os afrodescendentes, conforme mostram Tedla, Maiga e Silva, referem-se ao sentido amplo de educar-se como tornar-se pessoa, o que traduzem como aprender a conduzi.

a própria vida.

Na perspectiva africana, a construção da vida própria tem sentido no seio de uma comunidade, e visa não apenas ao avançar de cada um individualmente. O crescimento das pessoas tem sentido quando representa fortalecimento para a comunidade a que pertencem.

A pesquisa, teve como principal tarefa identificar, na experiência vivida pelos negros brasileiros, e também de outros da diáspora, permanências de referencias culturais que eles têm em comum com africanos na África. Com esse propósito, em diferentes oportunidades de convivência desenvolveram-se conversas mais ou menos aprofundadas e prolongadas com africanos e afrodescendentes. Pretende-se que os resultados sirvam para redimensionar e aprofundar estudos sobre a educação brasileira, em seu sentido amplo e restrito, bem como fundamentar propostas de políticas educacionais que atendam aos interesses e a peculiaridades da população negra.

Tal intento solicitou que se reconhecessem, conforme sublinha Michel (aput HAYAT, 1994, p.14), os vencidos e perseguidos como capazes de fornecer sentido válido e imprescindível à historia humana. Solicitou que se avaliasse, nos termos de Toumson (1998,p.84), o devir histórico na perspectiva da diversidade e variedade das pessoas humanas, dos povos, consideradas as realidades das raças e das culturas que os integram e/ou a que se integram.

Entre os desafios enfrentados, esteve o de não assumir como fio condutor dos procedimentos de trabalho, da construção dos resultados e de sua interpretação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com