TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO RELIGIOSO

Pesquisas Acadêmicas: ENSINO RELIGIOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA I

NOME: MARIA FATIMA DE SOUZA UNIDADE: GUARAPARI

DATA: / / 2014 CURSO: FORDOC/R2 VALOR DA PROVA: 9,0

PROFESSOR (a): SILVANA DO CARMO SANTOS NOTA DO ALUNO:

INSTRUÇÕES:

• Atividade a ser entregue juntamente com a documentação do aluno via correio.

• Lembrando que toda documentação necessária encontra-se no portal do aluno. Caso já tenha enviado sua documentação por correios, entre em contato com a secretaria@queroseg.com.br

• Prazo para entrega: Durante o curso.

QUESTÕES DISSERTATIVAS

1) Observe a seguinte afirmação: “A Filosofia faz com que o educador não seja mero reprodutor de ideias e de técnicas pedagógicas, mas possibilite a construção de uma educação emancipatória e libertadora”. Aponte as diferenças entre o professor meramente técnico e o professor comprometido com a educação crítica, emancipatória e libertadora.

O professor meramente técnico e aquele que está relativamente preocupado com a transmissão ou em passar as tarefas para o aluno sem se preocupa no que ele esta ensinando, ou seja, no que m ele esta formando. E o professor comprometido e aquele que se preocupa de atender o aluno e qual suas capacidades de aprendizagens e quem eu estou formando ele se preocupa em falar e em ouvir e entender a cada aluno de acordo de acordo as suas necessidades.

2) Explique, detalhadamente, os três principais verbos atribuídos à educação: informar, discutir e criar.

INFORMAR: Significa fornecer informação, conhecimento.

DISCUTIR: significa debater, questionar.

CRIAR: significa formar, dar existência, imaginar.

Esses são os três verbos principais atribuídos à educação porque para educar, não basta apenas utilizar um desses verbos isoladamente. Eles devem ser usados em conjunto. Por exemplo, não basta apenas Informar, é necessário também discutir e criar e, o mesmo vale para os outros dois verbos.

Quando os três são praticados dentro de sala de aula, colaboram para a formação de indivíduos bem informados, questionadores, dotados de opinião crítica e criativa, atributos essenciais nos dias de hoje.

3) Desde a primeira metade do século XX, a escola é vista como instrumento de democratização do conhecimento. Explique que tarefas cabem à escola no processo de democratizar os saberes e promover a inclusão social.

4) “A Educação será mais coerente e eficaz se nós, educadores, formos capazes de compreender os valores que a sustentam”. Com base nesse pressuposto, que valores morais devem estar na base da ação educativa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com