TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Religiosa

Trabalho Escolar: Educação Religiosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? : novas exigências educativas e profissão docente / José Carlos Libâneo. – 6. ed.- São Paulo : Cortez, 2002.

TEMA CENTRAL:

O tema central do texto gira em torno de argumentos a favor do papel que a escola impõe sendo que essa se encontra cada vez mais informatizada. Nesse ponto destaca se a importância da função que o professor exerce, pondo em evidencia as suas habilidades em relação aos meios tecnológicos e científicos que facilitará para o desenvolvimento intelectual de seus alunos, criando assim profissionais mais eficientes para o mercado de trabalho.

OBJETIVO:

O material tem como objetivo, destacar as mudanças ocorridas pedagogicamente em relação às novas tecnológicas em sala de aula, e como essas tecnologias influenciam de uma forma positiva na aprendizagem dos alunos capacitando-os a uma qualificação profissional melhor.

IDÉIAS DEFENDIDAS PELO AUTOR:

O autor apresenta ideias para uma melhor qualidade de serviços educacionais, apresentando um conjunto de objetivos para esse melhoramento. Entre elas estão: Preparação para o mercado de trabalho, onde o aluno interage com os meios tecnológicos voltados para o mercado, tratando- se de uma escola única; formação para a cidadania crítica, visando educar indivíduos críticos e aptos a luta pela justiça social.

A idéia de escola também é repensada segundo o autor, para isso é necessário que se tenha o pensamento de que a educação não só acontece na sala de aula, a educação acontece em todos os lugares.

A atuação dos professores também é repensada, criando assim novas atitudes para o corpo docente, entres essas estão: o compromisso de assumir a mediação do aluno com a disciplina e seus procedimentos de aprendizagem; buscar o esforço dos educandos no empenho críticos dos conteúdos; promover a comunicação e a interação no trabalho da sala de aula; reconhecimento de novas metodologias para a aplicação de conteúdos, englobando assim as novas tecnologias.

CITAÇÕES QUE MERECEM DESTAQUE:

[...] Muitos professores temem perder o emprego, outros se apavoram quando são pressionados a lidar com equipamentos eletrônicos. (LIBÂNEO,2002, p.14).

[...] Há uma tendência de intelectualização do processo de produção implicando mais conhecimento, uso da informática e de outros meios de comunicação, habilidades cognitivas e comunicativas, flexibilidade de raciocínio etc. (LIBÂNEO, 2002, p.15)

[...] as mudanças são consideráveis e afetam não apenas a sociedade de um modo geral, como a nossa vida cotidiana. (LIBÂNEO, 2002, p.17).

[...] O novo professor precisaria, no mínimo, de adquirir sólida cultura geral, capacidade de aprender a aprender, competência para saber agir na sala de aula, habilidades comunicativas, domínio da linguagem informacional e dos meios de informação, habilidade de articular as aulas com mídias e multimídias. (LIBÂNEO, 2002, p.28).

Uma mudança de atitude dos professores diante da rigidez da organização disciplinar implica compreender a pratica da interdisciplinaridade em três sentidos: como atitude, como forma de organização administrativa e pedagógica da escola, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com