TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entendendo O Tempo Presente

Pesquisas Acadêmicas: Entendendo O Tempo Presente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

VIVÊNCIA CRISTÃ

ENTENDENDO O TEMPO PRESENTE

Capítulo 05

INTRODUÇÃO

O mundo em que vivemos não para de sofrer mudanças em todos os níveis e para poder influenciar este mundo é necessário acompanhar as mudanças, entender os perigos e as oportunidades que se apresentam para as nossas vidas, e agir com sabedoria, discernimento, sensibilidade são itens que o cristão agir em qualquer tempo.

A Igreja de Cristo tem perdido a identidade e o poder de influenciar o povo, os líderes eclesiásticos, para muitas pessoas são apenas uma figura, onde pode ser trocada á qualquer momento, indispensável e não exerce mais o mesmo nível de influência na vida das pessoas e famílias com em outros tempos.

Precisamos entender o que verdadeiramente estamos passando por grandes mudanças na sociedade, compreender e atualizar no que está acontecendo é fundamental para a Igreja e o cristão que deseja influenciar os dias de hoje.

PÓS MODERNISMO

Podemos falar que este período é marcado por alguma transformações, momento este que marca uma linha divisória mas não fixa e nem tanto inteligível entre o que é “moderno” e “pós-moderno”.

Caracterizamos uma época onde visíveis mudanças ocorrem na sociedade em suas múltiplas faces: política, arte, econômica, ciência, técnica, educação, relações humanas, religião e outros. A humanidade é induzida é levar sua liberdade ao extremo, colocada diante de uma opção infinita de probabilidades, desde que sua escolha recaia sempre no circuito perverso do consumismo. Daí a subjetividade também ser incessantemente fracionada.

Tudo é fluido na pós-modernidade, daí o termo preferido pelo polonês Zygmunt Bauman, que tornou popular esta expressão, e prefere traduzi-la como ‘modernidade líquida’, uma vez que nada mais é realmente concreto na era atual.

MODERNIDADE: O MEDERNISMO

A modernidade veio com muitas mudanças na vida do homem em todas ás áreas psíquicas, emocionais, sociais, culturais e por que não dizer então Religiosas. Afetando nos valores e foco de como o homem age, tirando Deus do centro do universo e colocando o homem. Tudo aquilo que era antes visto como plano transcendental agora passa a ser visto como vida terrena.

A filosofia e outras fontes científicas vêm ditar que aquele homem que era tratado como um errante pecador que deveria se sujeitar ao conhecimento do teísmo, agora ele é, homem, que responde pelo papel da divindade.

DEUS É DESTRONADO

Aqui tudo começa com o principio e aceitação da Razão, o homem reconhecer até que existe um reino de Deus no céu mais na terra é ele quem reina. Com a razão o homem começa a buscar resposta para tudo, assim ele mesmo cria uma forma de encontra a felicidade, paz e um ser independente.

Conforme dito na apostila “ A era moderna foi marcada, sobretudo, pela crença na razão e no progresso”, assim vemos com o homem passar a ser considerar responsável em encontrar todas as resposta em uma vida terrena e não mais depender de plano transcendental. Em busca de uma viajem perfeita onde no final encontrara a felicidade, tudo muito lógico, onde tudo só depende do próprio homem.

Chega uma hora em que a Razão começa á ser colocada em dúvida, pois o homem percebe que não pode obter todas as respostas e nem estar no controle de tudo, frustrando em sua própria viagem, fica confuso dando lugar à incerteza do seu próprio futuro.

PÓS-MODERNO: O PÓS-MODERNISMO

Chegamos em uma era onde há razão não importa mais e o que prevalece é a incerteza, a liberdade e não tendo consigo mais interesses em conhecer a fundo seu reais motivos de viver, estão mais interessados em buscar apenas as sensações e prazeres da felicidades.

As relações humanas são marcadas por incertezas, onde os laços fraternal começa a ser visto cada vez mais distantes, as pessoas tendem a querer experimentar sensações entre si e não querem mais o conhecerem há fundo. O matrimonio entre o homem e a mulher era visto com algo selado por Deus, uma benção aprovada pela relação sexual entre homem e a mulher, agora passa a ser tratado com um negócio entre duas partes que buscam interesses próprios para ser realizarem.

Ele se reparte em 06 tópicos para ser estudado melhor:

• A sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com