TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONFLITOS POLÍTICOS-CULTURAIS NO TEMPO PRESENTE

Por:   •  28/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSORA QUITÉRIA DE OLIVEIRA DA SILVA

GUERRA FRIA E CONFLITOS POLÍTICOS-CULTURAIS NO TEMPO PRESENTE

GARIMPO BOM FUTURO-RO

2018

DIEGO JESUS DE SOUZA

JULIANA NASCIMENTO

LUCAS LIMA

GUERRA FRIA E CONFLITOS POLÍTICOS-CULTURAIS NO TEMPO PRESENTE

Trabalho solicitado pela professor(a) Andrieli, na disciplina de História, como requisito avaliativo   do 3º bimestre da turna do 3° ano C.

GARIMPO BOM FUTURO-RO

2018

SUMARIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................03

1. GUERRA FRIA...................................................................................................04

2. POR QUE A GUERRA FRIA FOI DIFERENTE?................................................04

3. A PARTILHA DA ALEMANHA............................................................................05

4. OTAN X PACTO DE VARSÓVIA........................................................................05

5. AS CORRIDAS ARMAMENTISTA E ESPACIAL................................................06

6. O FIM DA GUERRA FRIA...................................................................................07

7. DEPOIS DA GUERRA FRIA...................................................................................07

REFERENCIAS ............................................................................................................08

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar os impactos da GUERRA FRIA E OS CONFLITOS POLÍTICOS-CULTURAIS NO TEMPO PRESENTE. O que aconteceu após a segunda guerra mundial?, Que países tentaram ser a maior potência mundial?, Quais países eram aliados e inimigos?, Que guerra foi essa?, Como foi resolvida.  São questões a serem respondidas neste trabalho.

 

        1. GUERRA FRIA

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética foram aliados na luta contra a Alemanha nazista. Derrotado o inimigo comum, os antigos aliados se transformaram em adversários. Assim, com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, tinha início uma guerra nova e diferente: a Guerra Fria

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, começaram a aparecer as divergências entre as potências vencedoras em razão das diferentes visões de mundo e dos diferentes projetos políticos. O mundo testemunhava o período de maior tensão de sua história.

 De um lado, os Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista baseado na economia de mercado,sistema democrático e propriedade privada; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista baseado na economia planificada, igualdade social e falta de democracia. Na segunda metade da década de 1940 até 1989 estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e economicos para impedirem o avanço um do outro no mundo.

[pic 1]

2. POR QUE A GUERRA FRIA FOI DIFERENTE?

A guerra fria foi uma guerra diferente porque não houve um enfretamento direto entre as potências. Essas duas potências jamais se enfretaram diretamente, apenas apoiavam politicamente e militarmente paises que desejavam seguilos. 
Paradoxalmente, o poderio bélico de ambas as potências, foi o que evitou que ambas entrassem num confronto direto, evitando assim que a terceira guerra mundial acontecesse.

Uma das características principais foi transferir os conflitos militares para áreas periféricas do mundo. Ou seja, norte-americanos e soviéticos se envolveram em guerras localizadas em outras partes do mundo como África, Ásia e América Latina. Exemplos dessas guerras foram a intervenção norte-americana no Vietnã, durante as décadas de 1960 e 1970, a intervenção soviética no Afeganistão, final dos anos 1970 a meados dos anos 1980 e o envolvimento direto ou indireto dessas superpotências em praticamente todas as guerras no Oriente Médio, especialmente a luta entre palestinos, apoiados pela União Soviética, e israelenses, apoiados pelos norte-americanos.

3. A PARTILHA DA ALEMANHA

A Alemanha nazista foi a grande derrotada da Segunda Guerra Mundial e, com isso, teve o seu território dominado e controlado pelos países que formavam a base aliada durante o conflito: EUA, URSS, França e Inglaterra. Esses países, na Conferência de Potsdam, em 1945, dividiram o espaço alemão em duas principais partes: de um lado, a Alemanha Ocidental, dominada pelas nações capitalistas; de outro, a Alemanha Oriental, dominada pela União Soviética. A capital Berlim também ficou igualmente dividida. Observe o mapa abaixo:

[pic 2]

4. OTAN X PACTO DE VARSÓVIA

O ponto mais importante da Guerra Fria foi sem dúvida a questão armamentista. Além da criação de alianças militares, como a Otan (1949) pelo bloco ocidental e do Pacto de Varsóvia (1955) pelo bloco oriental, os dois lados passaram a investir de maneira pesada na indústria bélica devido à desconfiança mútua, com especial atenção para a fabricação de armas com capacidade nuclear – o que ameaçava ao mundo inteiro.

Em 1949 foi criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que ainda existe e é uma das instituições mais poderosas da atualidade, que era um grupo formado por todos os países que faziam parte do bloco capitalista, juntamente com os Estados Unidos.

 Após a criação da OTAN o bloco capitalista foi ficando mais unido e mais forte, e por isso a URSS se sentiu ameaçada e resolveu criar o Pacto de Varsóvia em 1955.

[pic 3]

O Pacto de Varsóvia era formado pelos países que eram governados por partidos políticos comunistas, e tinha como principal objetivo manter uma integração das forças militares dos países comunistas da Europa Oriental para, assim, os membros do pacto terem uma proteção militar mútua e mais forte.

Os países membros do Pacto de Varsóvia eram: União Soviética, Polônia, Bulgária, Hungria, Romênia, Tchecoslováquia, Albânia e Alemanha Oriental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (552 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com