TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre os evangelhos

Por:   •  29/10/2015  •  Resenha  •  3.601 Palavras (15 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 15

MATEUS – BP. DANIEL TENUTA

Que momento é esse? Roma dominava o mundo, quem governara a Judéia era Herodes. A história de Cristo vai se passar durante o governo de Augusto, final do reino de Herodes. Mateus o mais longos dos evangelhos, preocupado em falar para os Judeus que tinham se convertido.  É sinótico-histórico – preocupado em falar da história de Jesus.  A ênfase é mostrar Jesus, provar através de seus atos, e com algumas relações do AT que ele é o Messias, o prometido. Os judeus esperavam que viesse um rei que livraria eles do jugo de Roma, mas não era isso que o AT profetizava. O messias tinha algum tipo de relação humana, mas espiritual. Os judeus tinham dificuldade de aceitar Jesus, porque esperava uma atuação política, que fosse destruir Roma, Herodes, que fosse livrar eles do jugo imposto. Jesus veio inaugurar um reino espiritual, um reino dos céus, e doía mais eles saberem que Jesus não era Judeu, da Judéia, chamavam Ele de nazareno porque ele cresceu e se desenvolveu em Nazaré, que fica na Galileia, o lugar mais pobre da palestina. O intuito de Mateus é provar aos judeus que Jesus é o verdadeiro Messias, a palavra Reino é muito usada por Mateus e Jesus. Mateus vai trazer o assunto Reino, que era o REINO QUE Jesus estava inaugurando. A palavra reino de Deus aparece vezes e reino dos céus 33 vezes. Jesus por meio de palavras, demonstração de Poder vai falar como se comporta esse Reino, como funciona o mundo espiritual de forma o que ser humano possa entender. Também apresenta a confirmação de 26 profecias o AT. O foco é falar sobre o messias, mas tbm apresentar Jesus como tbm grande mestre. Os judeus valorizam muito quem tinha conhecimento sobre as leis de Moises, tradição...Mateus sabia que o publico alvo era os Judeus, vai descrever Jesus como Mestre (Rabi), por isso sempre vai aparecer Jesus explicando, discutindo com os fariseus, vai tratar de problemas polêmicos, adultério, homicídio...o que tinha na Lei de Moisés, mas que as pessoas tinham duvidas por causa da tradução dos fariseus, Jesus veio tratar dessas situações. Tem 5 capítulos que mostrar momentos de ensino e ação (ex. ensinadas essas coisas, Jesus foi...).

QUEM ERA MATEUS:  Lucas 5.1 fala que Mateus era publicano (judeus que cobravam impostos de judeus para a Roma, os romanos não faziam esse serviço diretamente), só que além de ser um cara “comprado por Roma”, ele tbm cobrava a mais, por isso eles eram considerados pecadores, primeiro por traírem os judeus e trabalharem para a Roma e depois porque cobravam juros (usura), tinha uns esquemas, ele praticava o que proibido pela lei de Moisés. Os judeus detestavam os publicanos, primeiro pq eles perdiam dinheiro para Roma e ainda mais pela situação de traidor, de quem defendia ao opressor. Essa pessoa era Mateus. Mateus não era perfeito para ser discípulo. Mateus era uma pessoa de posses, fez um banquete para Jesus. Jesus não apenas vai salvar a vida de Mateus como chama ele pra ser Apóstolo. Imagine a cara dos fariseus. Mateus tinha um grande talento a oferecer, ele escreveu o evangelho com detalhes, estava acostumado a fazer registro, por isso registrou muito bem o evangelho. Mateus vai inaugurar o livro com a genealogia de Cristo, a origem de Cristo, ele começou a levantar as informações com base nos livros que tinham do AT, ele examina muito bem as escrituras! Ele anotou todas as famílias desde Adão até Jesus, o judeu tinha essa preocupação de manter suas origens e por isso guardavam muito bem as escrituras. Mateus fala que Jesus é descendente real, da linhagem de Davi. Jesus nasceu em Belém, Maria ficou grávida e pela perseguição de Herodes, foram obrigados a ir para o Egito, quando Herodes morre eles voltam para Nazaré. Mateus 2 fala dos reis magos. Não eram 3 reis magos, a Bíblia não fala isso, acredita-se nisso por causa dos presentes que foram três (ouro, incenso e mirra), esses reis magos sabiam que Jesus viria, sabiam das escrituras judaicas, tiveram acesso as profecias, foram seguindo a estrela e chegaram a Belém e adoraram a Jesus. Se Mateus fala que Jesus era rei, ele precisava ser venerado e por isso fala que os reis magos do oriente vieram a adora-lo, esse é o objetivo de contar essa parte do nascimento.  Os reis seguiam uma estrela, não é fácil saber que tipo de estrela é essa. Aos 30 anos de idade, Jesus ai da Galileia vai para a Judeia iniciar oficialmente seu ministério, vai ser batizado no rio Jordão e vai passar alguns meses nessa região, aonde vai se prepara e ser tentado por satanás. Boa parte do livro vai falar que Jesus passou na galileia. Perto de Cafarnaum, Jesus vai ministrar sobre o sermão do monte (monte das bem aventuranças), são 3 capítulos pra falar tudo essa região e esse sermão, fala de situações polemicas da lei, parábolas...

O que é parábolas que Jesus falava? Histórias criadas por Jesus para facilitar o entendimento de coisas espirituais. O povo entendeu mais dessa forma, com histórias do dia-dia, exemplos e situações de fácil entendimento. Por isso que os fariseus, todo mundo odiava Jesus, porque era um modo revolucionário de entender a Lei de Moisés, como se Deus fosse acessível!!! O povo ficava maravilhado do ensinamento de Jesus. Cap. 8 Jesus vai fazer curas, libertações...Cap. 10 fala do ensinamento dos discípulos, Jesus estava preparando eles, o capítulo começa falando de envio, como é que o reino vi crescer? Como que as coisas vão acontecer? Através de envio, Jesus fala que eles iriam trabalhar, fundamentar a Igreja, Jesus vai explicar muitos procedimentos como ser cautelosos, que seriam perseguidos, ter dificuldades, é uma preparação para estarem prontos a levar o evangelho até os confins da terra. Cap. 11 fala do final da vida de João Batista, que foi decapitado, ele fala que o reino de Deus é tomado pela força, isso significa que existe resistência para se conquistar o reino, por isso é por meio de forma, trabalho, desafio... cap. 12, curas diversas e sermões. Cap. 13 vai falar mais de parábolas...cap. 16 tbm dirigido aos discípulos, mas um envio aos discípulos e de constituir a Igreja, Jesus fala a importância de fundamentar um lugar que as pessoas vão se encontrar. Por isso que eu preciso ir a Igreja, estar conectado, com a cobertura da Igreja, com isso tenho poder a autoridade espiritual. Cap. 23, Jesus afronta diretamente os fariseus, ele vai expor todos os males que eles traziam ao povo, isso tudo vai se movimentar para que Jesus fosse perseguido, preso e tudo mais. Cap. 24. 23, pq muita gente se perde nas interpretações de apocalipse e Jesus é claro, fala da tribulação, momentos difíceis, Jesus fala isso pra pessoa não perder muito tempo em teorias, é para saber o básico sobre salvação. O mais importante é desenvolver a salvação, vc está salvo? Está firme? Isso é o mais importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com