TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS NO NT: OS EVANGELHOS E ATOS

Por:   •  12/2/2016  •  Dissertação  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: TEOLOGIA

DISCIPLINA : ESTUDOS NO NT: OS EVANGELHOS E ATOS

PROFESSOR:

ACADÊMICO: RGM:

POLO:

ATIVIDADE

Lendo o conteúdo da aula 3 percebemos que o império romno teve muita influência no dia-a-dia das pessoas, inclusive na região da Palestina. Elabore um texto, de 10 a 20 linhas, destacando e justificando (porque escolheu) um aspecto cultural e um aspecto econômico que mais lhe chamou a atenção dentre todos os que foram mencionados na aula.

RESPOSTA: Com relação ao aspecto cultural me chamou a atenção a “Música na Adoração”, visto que os romanos consideravam-na uma forma de entretenimento, e a partir destes olhares sobre a música, a igreja cristã primitiva não incluiu a música instrumental em seu louvor, como uma reação ao uso secular degradativo dos instrumentos pelos romanos. Dessa forma, o “raciocínio” da igreja primitiva vinha de encontro a não trazer influências exteriores para o núcleo da Igreja Cristã. No tocante ao aspecto econômico destaquei o “Transporte e Viagens”, onde no império romano havia um grande número de estradas boas e pavimentadas, sendo que o transporte era feito por veículos puxados por animais fortes como os camelos e cavalos. Salientando que o tráfego era caro e lento, e a marinha mercante fazia o transporte nos rios navegáveis e durante o verão, no mar. Contudo, curioso era que desde tempos remotos haviam estradas pavimentadas e boas. (E tem lugar perto de minha casa até hoje que não tem ruas pavimentadas).

ATIVIDADE

Na aula 4 temos a oportunidade de conhecer e aprender sobre a diversidade no período do segundo templo. É importante memorizar porque os evangelhos vão falar muito sobre esses grupos que formavam a sociedade judaica, e também farão várias referências ao templo e às sinagogas. Precisamos conhecer o contexto para que possamos compreender os textos. Escreva um texto de 5 a 10 linhas para responder cada pergunta.

1 – Qual a importância do templo de Jerusalém e das sinagogas para o povo judeu nos dias de Jesus?

R: O Templo para os judeus era um lugar para a adoração e para fazer sacrifícios a Deus, a quem eles chamavam de Jeová. Quando Jesus veio, Ele ensinou que o “templo de Deus” era mais que um prédio, visto que os nossos corpos são templos de Deus porque ele vive dentro de nós através de nossa fé em Jesus Cristo. Já as sinagogas era um prédio usado pelos judeus para se encontrar, estudar e orar, e depois que os israelitas voltaram do cativeiro, as sinagogas se transformaram no espaço mais importante da vida religiosa.

2 – Dentre os “grupos” citados na aula 4, que você já conhece pela leitura dos evangelhos, escreva sobre aquele que mais lhe chamou a atenção ou despertou a sua curiosidade em aprender mais sobre ele.

R: Indiscutivelmente o “grupo” que mais me chamou a atenção foram os Levitas, e dentre os fatos que mais fiquei curioso foi o de que eles não herdavam seus próprios territórios, ou seja, nenhum levita era dono de uma propriedade, mas em compensação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com