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Unip estudos complementares

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.110 Palavras (17 Páginas)  •  669 Visualizações

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História da educação no Brasil: diferentes concepções pedagógicas ƒ

 Segundo Saviani, as diferentes concepções pedagógicas se relacionam ás diferentes concepções de educação. ƒ

 As diferentes concepções de educação têm duas tendências:

1) concepções que dão prioridade à teoria sobre a prática, e a preocupação central está nas e a preocupação central está nas “teorias do ensino teorias do ensino ” e em “como ensinar”; e

 2) concepções que fazem o inverso, ou seja, que dão prioridade à prática sobre a teoria, e a preocupação central está nas “teorias de aprendizagem ” e em “como aprender”.

Reforçando: podemos entender a expressão “concepções pedagógicas” como as diferentes maneiras pelas quais a educação é compreendida teorizada e praticada a educação é compreendida, teorizada e praticada. ƒ

 Na história da educação, de modo geral, e na história da educação brasileira, em particular, produziram da educação brasileira, em particular, produziram -se diferentes concepções pedagógicas, cujas características são apresentadas a seguir.

 Concepção pedagógica tradicional: visão pedagógica centrada no educador (professor), no adulto, no intelecto, nos conteúdos transmitidos pelo professor aos alunos na disciplina, na memorização.

 Concepção pedagógica tradicional religiosa Concepção pedagógica tradicional religiosa: a vertente religiosa : a vertente religiosa da pedagogia tradicional tem suas raízes na Idade Média. Visão filosófica baseada no tomismo e no neotomismo.

 Pedagogia jesuítica: pedagogia católica elaborada pelos jesuítas e sistematizada no Ratio Studiorum, o Plano de Estudos aprovado em 1599 e adotado por todos os colégios jesuíticos aprovado em 1599 e adotado por todos os colégios jesuíticos no mundo. Plano constituído por 467 regras que cobrem todas as atividades dos agentes diretamente ligados ao ensino.

Pedagogia brasílica: denominação dada à orientação que os jesuítas procuraram implantar ao chegar ao Brasil, em 1549, sob a chefia do a chefia do Pe. Manuel da Nóbrega Tal plano procurava levar em Manuel da Nóbrega. Tal plano procurava levar em conta as condições específicas da Colônia. Daí, a denominação de “pedagogia brasílica”.

 Concepção pedagógica tradicional leiga: concepção elaborada por pensadores modernos como expressão da ascensão da burguesia. A escola passa a ser ins trumen to de realizaç ão dos ideais liberais, dado o seu papel na difusão das luzes, tal como formulado p qg elo racionalismo iluminista, que advo gava a implantação da escola pública, universal, gratuita, laica e obrigatória.

ƒ Concepção pedagógica nova ou moderna: do ponto de vista pedagógico, o eixo se deslocou do intelecto para as vivências; do lógico para o psicológico; dos conteúdos para os métodos; do professor para o aluno; do esforço para o interesse; da disciplina para a espontaneidade; da quantidade para a qualidade. Sua manifestação mais difundida é conhecida sob o nome de escolanovismo. ƒ 

Concepção pedagógica produtivista. ƒ 

Pedagogia tecnicista.

Concepções pedagógicas contra-hegemônicas: denominam-se pedagogias contra-hegemônicas aquelas orientações que não apenas não conseguiram se tornar dominantes mas que buscam apenas não conseguiram se tornar dominantes, mas que buscam intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças que lutam para transformar a ordem vigente, visando instaurar uma nova forma de sociedade. Situam-se nesse âmbito as pedagogias socialista, libertária, comunista, libertadora, histórico -crítica.

                        Consultar: SAVIANI, Demerval. As concepções pedagógicas na história da educação

História da educação no Brasil: a influência dos jesuítas ƒ

 Os jesuítas faziam parte da Companhia de Jesus, ordem criada por Inácio de Loyola em 1534, no contexto da contexto da Contrarreforma Contrarreforma católica católica. ƒ

 Os jesuítas tinham o objetivo de disseminar o catolicismo por meio da educação. catolicismo por meio da educação.

 O padre jesuíta Manuel da Nóbrega chegou ao Brasil em 1549 e teve importante papel na educação e catequese dos índios. ƒ 

Apenas quinze dias depois de sua chegada à recém-fundada cidade de Salvador, os jesuítas já conseguiram fazer funcionar uma escola elementar de uma escola elementar de “ler e escrever ler e escrever . ”

 Fase áurea dos jesuítas no Brasil (1549-1570): representada pelo trio Manuel da Nóbrega, Aspilcueta Navarro e José de Anchieta e José de Anchieta. ƒ

 Nesse período os jesuítas aprenderam a língua tupi-guarani, elaboraram material didático para a catequese e Anchieta elaboraram material didático para a catequese e Anchieta organizou uma gramática do tupi. ƒ

 No processo de educação e catequese, Anchieta usava vários recursos, como a música, a poesia e o teatro. ƒ Substituiu as cantigas  sensuais cantadas pelos índios pel hi d l à Vi los hinos de louvor à Virgem.

As missões ou reduções

ƒ As missões ou reduções eram povoamentos ou aldeias criados pelos jesuítas. ƒ

 Possuíam uma organização bem-definida, que podia reunir várias etnias. ƒ 

Algumas foram muito prósperas Nelas se praticava Algumas foram muito prósperas. Nelas se praticava a agricultura, a criação de gado e o artesanato, e os jesuítas tinham uma ação ampla de conversão religiosa, educação e trabalho. ƒ

 A catequese nas missões era mais eficiente; os jesuítas ensinavam regras de hi giene e saúde, técnicas e práticas agrícolas.

Consequências culturais da ação jesuítica

ƒ A ação dos jesuítas, por meio da catequese e da conversão, procurava anular as tradições indígenas, pois elas eram reconhecidas como atrasadas selvagens e indignas reconhecidas como atrasadas, selvagens e indignas. ƒ 

O saber, a religião e a música dos indígenas eram desprezados e considerados inferiores. desprezados e considerados inferiores. ƒ

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