TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evangelismo Pratico

Por:   •  23/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

PROFº JOSUÉ PASSOS DE MELO

ALUNA: RAILENE PEIXOTO ALVES DA COSTA

TRUMA:  1º ANO                    TURNO: NOTURNO

                                                            HERMENÊUTICA

     Hermenêutica, palavra de origem grega hermeneuein, significa declarar, anunciar, interpretar, esclarecer e traduzir. Etimologicamente, a palavra esta relacionada com um deus grego, conhecido como HERMES, que representava a divindade na oratória e no entendimento humano.

      Logo a técnica de interpretar e esclarecer textos religiosos ou filosóficos, como também de compreender o sentido das palavras ficou conhecido como Hermenêutica. Tal técnica é aplicada tanto no campo da religião, como no jurídico e no filosófico. Na filosofia, a hermenêutica foi fundamentada por Hans Georg Gardamer, que compreendia as ciências espirituais e a história, formando duas vertentes: a Epistomológica e a Ontológica. E já na área jurídica ela estuda as regras criadas e métodos para interpretação individual, haja vista que os mandamentos legais precisam está vinculada a sociedade vigente.

      Existem muitos textos na bíblia difíceis de compreender, por isso a hermenêutica faz-se essencial para as pessoas que não tem muito conhecimento das palavras e dos símbolos. Foi essencial para mim o estudo da hermenêutica , porque pude compreender os textos bíblicos, o que antes algumas passagens textuais pareciam ser bem mais difícil devido a linguística e a narração de alguns costumes não conhecidos, por serem bem distintos da nossa cultura ocidental, e após esse estudo aprendi estudar de forma mais analítica cada informação e como organizar uma estrutura dorsal de um texto, pra perceber suas reais prioridades na mensagem a qual realmente quer transmitir. E procurar a origem das palavras no hebraico para interpretar o sentido real no original da mensagem, o que antes não era um hábito nos estudos.

      Contudo percebi que em alguns textos eu interpretava errado, porém a Hermenêutica e suas ferramentas como: o dicionário, a exegese, (o estudo cuidadoso e sistemático de um texto para comentários, visando o esclarecimento ou interpretação do mesmo. É o estudo objetivando subsidiar o passo da interpretação do método analítico da hermenêutica. Este estudo é desenvolvido sob as indagações de um contexto histórico e literário), a bíblia e outros, auxiliou-me no entendimento tanto na aplicação da vida pessoal como ministerial. Uma vez que no ministério além de contribuir e muito para mim, esse aprendizado pode ser um compartilhamento para com outras pessoas que sentem dificuldade no entendimento ajudando a uma mudança não só no conhecimento, mas como o da mentalidade pela forma pura do evangelho de Cristo Jesus. Uma das grandes deficiências de nossos muitos pregadores é a falta do conhecimento das regras da hermenêutica para a pregação da palavra. Com isso é comum ouvirmos determinados absurdos, que, muitas vezes, acabam causando até enormes contradições doutrinárias e até mesmo as famosas “heresias de púlpito”. Na vida pessoal nos fazendo repensar sobre muitos conceitos formados e sobre a postura atual vivida, de incoerentes discípulos de Jesus, influenciada pelo o pouco conhecimento das escrituras sagradas e da falta da revelação da pessoa de Jesus Cristo, o Salvador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com