TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE EVANGÉLICA DE TÉCNOLOGIA, CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB

Por:   •  10/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE EVANGÉLICA DE TÉCNOLOGIA, CIÊNCIAS

E BIOTECNOLOGIA DA CGADB

ISRAEL MENDES DOS SANTOS

RIO DE JANEIRO

 2018

ISRAEL MENDES DOS SANTOS

COMENTÁRIO DE 2 JOÃO

 

Trabalho, apresentado ao Mestre Esdras Costa Bentho, da cadeira de Hermenêutica Do Curso de Bacharel em Teologia da Faecad.

 

Rio de Janeiro

                        2018


        Comentário de 2 João

1. Título: 2 João

2. Autor: O Ancião

        Ancião é um substantivo usado no emprego dos judeus e cristãos, um título de dignidade, um ancião; no plural, anciãos, o termo significava pessoas com maturidade e experiência com idade avançada que eram responsáveis por tratar de assuntos públicos. Eram encarregados da administração e governo de igrejas individuais.

3. Destinatário: Senhora eleita e seus filhos

        Em função da perseguição sofrida pela igreja nos primeiros séculos, parece ser unanime a ideia entre os pesquisadores que para postagens específicas, era comum o uso de símbolos entre os cristãos e outras técnicas de comunicação que eram feitas principalmente através do uso de cartas.  Senhora eleita ou kyria era uma forma usual para o autor poder fazer referência a uma congregação cristã local, fazendo uso do termo simbólico que a princípio parecia ser direcionado a uma mulher. Porém é possível verificar na bíblia uma série de passagens que citam o termo apontando para uma igreja. Uma dessas passagens bem conhecidas está registrada na primeira epístola de Pedro 5.13 em forma de saudação. À “Igreja que está em Babilônia, eleita convosco”. A alternância do uso da segunda pessoa do singular (2 Jo 1.5) e da segunda pessoa do plural (vv. 6-12) reforça a ideia do uso simbólico para indicar a igreja.

4. Data da composição: (85-90 d.C)

5. Objetivos: 

  1. Aconselhar a comunidade cristã viver na verdade
  2. Instrui-los contra os falsos mestres.

  1. Contexto Histórico

        De acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe (2000, p 1057) Era provável que existia uma razão para escrever uma carta tão objetiva, possivelmente o destinatário estaria localizado em Pérgamo (Ap. 2,12-17), e as orientações eram claras! Não deveriam receber os falsos mestres visitantes que não estivessem à altura da confissão da Igreja em relação a vinda de Jesus em carne (vv. 7-11), confissões estas que desqualificariam a humanidade de Cristo.

7. Palavras-chave: Amor, verdade e mandamento.

7.1. Amor

ἀγάπη (agápē) afeição ou benevolência; especialmente (plural) uma festa de amor, festa de caridade, de amor caridoso e querido.

7.2. Verdade

αλήθεια (alētheia) verdadeiro, verdadeiramente, verdade, veracidade, aquilo que não está oculto mas pode ser aberto e pode ser conhecido; por isso, verdade.

7.3. Mandamento

εντολή (entolē), “mandamento”, “ordem”; ἐντέλλομαι (entellomai), “mandar”, “dar ordens”, “ordenar”.

8. Gênero literário: Epistolar

        Este gênero literário encontramos em grande parte do Novo Testamento, são ao todo 21 cartas, a maioria de Paulo, mas também de Pedro, Judas, e a aqui tratada sendo de João. Quando se trata do uso de carta, sua finalidade é para a comunicação mútua entre um remetente e o destinatário, ambos conhecidos, se caracterizando pelo vínculo de uma situação específica. Já as epístolas têm seu alvo mais abrangente, apesar de sua composição técnica como é característico de cartas como destinatário, saudação, interlocução e despedida, a epístola é direcionada a remetentes específicos tendo um público maior para se atingir.

9. Estrutura: 

I. Prefácio e Saudação (1-3)

II. Exortação a permanecer na verdade (4-6)

III. Exortação contra os falsos ensinadores (7-11)

IV. Anseio em estar com os irmãos (12)

V. Saudação da eleita (13)

10. Comentário:

10.1. Prefácio e Saudação (1-3)

        A carta é iniciada com o remetente identificando-se como ancião, sendo esta a forma de tratamento para com uma autoridade daquele período, fruto da cultura judaica desde os tempos de Moisés (cf ex 3:16-18). Nos primeiros versículos, o autor, declara com muito amor e intimidade a destinatária suas considerações a bem do amor e da verdade. Existem duas linhas de interpretação mais populares onde os primeiros pesquisadores afirmam que a "senhora eleita" ou "Kyria" fazia parte da comunidade cristã em Éfeso, e sua casa servia de congregação local. Já a segunda teoria (mais sólida pelo contexto da carta nos próximos versículos) informa que essa senhora, juntamente com seus filhos, representam a figura de uma mulher, apontando à igreja local, seus filhos sendo os membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com