TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORÇA E IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA EM VÁRIAS DISCIPLINAS

Projeto de pesquisa: FORÇA E IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA EM VÁRIAS DISCIPLINAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente a ação humana sobre o meio em que vive. Em linhas gerais, procura entender o poder da sociedade sobre a constituição humana e a sua presença na construção social. Esta ciência estuda "coisas" chamadas de fatos sociais e, por isso, segundo Èmile Durkheim, a sociedade pode ser estudada de forma objetiva e metódica. Neste espaço iremos objetivar a realização de uma pesquisa que nos oportunize entender e discutir sobre a área de atuação da Sociologia e sua importância nos tempos atuais, bem como realizar um exercício de reflexão sociológica que sirva de base para outros exercícios críticos.

Assim, a Sociologia faz parte de nossa necessidade de entender o que ocorre em nossa volta e busca dar respostas às nossas indagações, mesmo por que ninguém vive só e estamos todos interligados numa grande rede social. Bem vindos à busca por esse conhecimento.

INTRODUÇÃO

11 outubro, 2007

Surgimento e importância da sociologia em diferentes disciplinas

SURGIMENTO E IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA EM DIFERENTES DISCIPLINAS

Elias Canuto Brandão

Doutor em Sociologia. Docente no Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR – Campus Paranavaí)

E-mail: eliasbrandao.unespar@gmail.com.br ou canutobrandao@hotmail.com

http://porta-da-cidadania.blogspot.com/2007/10/surgimento-e-importncia-da-sociologia.html

Introdução

Diariamente estamos envolvidos social e politicamente com nossos pares e concorrentes em pequenos ou grandes grupos, interagindo-nos socialmente e disputando espaços político, cultural e econômico na sociedade.

Como a interação social não escolhe dia, local, universidade, formação, curso, disciplina ou grupo social, ocorrendo na família, clube, universidade, trabalho, ônibus e sala de aula, é indicativo que nos aprofundemos no estudo da ciência sociologia, visando compreendermos o todo da sociedade e suas formas de organização e disputas pelo controle dos espaços e dos poderes.

Desta forma, a sociologia tem por objeto estudar as interações e relações sociais em e nos grupos e tudo que neles ocorrem e decorrem socialmente (maneiras de pensar, sentir e agir), formas de controle e de disputas, o que direta e indiretamente influencia no comportamento e na estrutura social do grupo, da sociedade e dos poderes.

Independente dos cursos de graduação (administração, contabilidade, economia, enfermagem, educação física, direito, pedagogia, matemática, letras...), não há justificativas que sustentem questionamentos sobre a não importância do estudo da sociologia, considerando que, primeiro, vivemos em sociedade e em grupo social, interagindo-nos uns com os outros, o que por si, justifica o estudo da sociologia. Não nascemos isolados e vivemos em comunidade. Ao adentrarmos o mundo do trabalho, temos que nos adaptar a uma realidade nova e trabalharmos em equipe, onde as disputas podem ser acirradas, honestas e desonestas. Enfim, a sociologia na formação do estudante ou pesquisador acadêmico objetiva possibilitar que o mesmo tenha um conhecimento sustentável sobre a sociedade que ele está inserido, contribuindo com os mais diferentes debates sociais e políticos por meio da pesquisa bibliográfica e de campo. Destacamos que, independente do curso de cada acadêmico, em princípio todos são pesquisadores.

Social e profissionalmente estamos em contato com pessoas na empresa, sala de aula ou em um consultório. Sempre estamos nos socializando, interagindo com pessoas, influenciando ou sendo influenciado por elas e ou pelo grupo social do qual fazemos parte: clube, igreja, associação, universidade, sindicato...

Antes do surgimento do termo sociologia

Na antiguidade ou no presente, nenhum tipo de animal viveu só. Os agrupamentos sociais marcaram e marcam o convívio social, seja por questões de convívio e instinto, seja por questões de defesa pessoal e do grupo. Assim surgiram os governos no Egito, Mesopotâmia, Roma ou Brasil, no Oriente e no Ocidente. O marcante é a vivência grupal, socializando-se. Destacamos que os animais racionais (os homens) avançaram neste processo e desenvolveram habilidades que outros animais (os irracionais) não desenvolveram e continuaram a viver como se na pré-história.

A evolução do animal racional foi tamanha que na contemporaneidade tem sido capaz de sua autodestruição por meio do desenvolvimento da ciência e da tecnologia contra si e seus pares, por meio de bombas como atômica e das guerras. Por outro lado, esta evolução foi resultado do desenvolvimento da escrita e da fala na antiguidade, contribuindo para o surgimento de várias áreas das ciências e da comunicação dos componentes dos grupos.

Destaque-se que a comunicação – por meio da fala – entre os animais racionais ocorre há séculos – milhares, milhões ou bilhões de anos – e, mesmo que a fala não tivesse existido, estariam os animais, talvez irracionais, vivendo em grupo, pois a vida em grupo faz parte dos animais, independente de sua categoria por espécie. Diferente da fala praticada entre os animais racionais, a escrita não passava de rabiscos ou desenhos soltos que se evoluiu aos poucos, por séculos. A fala tem sido reconhecida como a primeira grande revolução da história? Sem a Revolução “Fala”, os animais racionais (categorizados como seres humanos) teriam tido dificuldades de comunicação entre eles e entre outros diferentes grupos sociais.

Por que não reconhecer também que a segunda grande revolução da história foi o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com