TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de trabalho

Resenha: Fluxo de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

ações externas

Conceito[editar | editar código-fonte]

Segundo a WfMC1 (Workflow Management Coalition) Workflow é a automação do processo de negócio, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.

A automação do processo de negócio identifica as várias atividades do processo, regras de procedimento e controle de dados associados para gerenciar o workflow durante a ativação do processo.

Muitas instâncias individuais fazem parte de um mesmo processo. Todas devem atuar de forma harmônica para se tornarem operacionais, cada uma associada a um conjunto específico de dados relevantes.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Uma simples distinção entre os tipos de workflow é o seguinte:

Ad hoc WorkFlow: no qual as regras de procedimentos podem ser modificadas ou criadas durante a operação do processo.

Workflow de Produção (Production Workflow): no qual a maioria das regras de procedimentos está definida

Workflow Administrativo: é um meio-termo entre um workflow "Ad hoc" e um de "produção", envolve atividades fracamente estruturadas, repetitivas, previsíveis e com regras simples de coordenação de tarefa. Exemplos são o processamento de ordens de compras e autorização de férias e viagens.

Sistemas de Gerenciamento de Workflow - WfMS[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sistema de gerenciamento de Workflow

Os sistemas de gerenciamento de workflow (WfMS - Workflow Management Systems) se inserem no contexto geral de software cujo objetivo é o suporte ao trabalho cooperativo, onde se enfatiza a interação entre usuários, e não apenas a interação usuário/sistema.

O gerenciamento de workflow necessita de um conjunto de ferramentas para administrar, monitorar, controlar as aplicações clientes do workflow, as aplicações invocadas, ferramentas de processos entre outras, e passa por várias transformações buscando melhorar processos de seu próprio gerenciamento.

As ferramentas utilizadas para gerenciamento de workflows apresentam algumas def

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »