TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fé, o Firme fundamento

Por:   •  16/5/2016  •  Monografia  •  2.973 Palavras (12 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 12

“Ora, a Fé, é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” Hb. 11:1

José Benfica

Metodologia de Trabalhos Científicos

Fanhões, 11 de Dezembro de 2013

ÍNDICE

ÍNDICE        

INTRODUÇÃO        

I – O CONCEITO DE FÉ        

a)        Explicação á luz das Escrituras        

b)        Onde está a nossa fé?        

II- FÉ O FIRME FUNDAMENTO        

a)        A fé que nos foi dada        

b)        Consequências da falta de fé        

III- QUANDO A NOSSA FÉ PARECE AFUNDAR        

a)        Primeira Regra (Jesus o nosso Foco)        

b)        Segunda Regra (Cautelosos e não Medrosos)        

c)        Terceira Regra (Sermos Constantes)        

IV- COMO É EXPRESSA A FALTA DE FÉ        

a)        Um alerta sobre os nossos sentimentos        

b)        A garantia da nossa vitória por meio da fé        

V- COMO É EXPRESSA A PRESENÇA DA FÉ        

a)        Jó um grande exemplo        

b)        Fé o nosso caminho        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA.        

WEBGRAFIA        


INTRODUÇÃO

Fé é a opinião firme e real de que algo é verdade, sem termos qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão. A expressão relaciona-se constantemente com os verbos crer, acreditar, confiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem criar alguma dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. A relação da fé com os outros verbos consiste em nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor por uma hipótese a qual se acredita, ou confia, ou aposta ser verdade. Portanto, se uma pessoa acredita, confia ou aposta em algo, não significa necessariamente que ela tenha fé. Diante dessas considerações, embora não se observe oposição entre crença e racionalidade, como muitos parecem pensar, deve-se atentar para o fato de que tal oposição é real no caso da fé, principalmente no que diz respeito às suas implicações no processo de aquisição de conhecimento, que podem ser resumidas à oposição direta à dúvida e ao importante papel que essa última desempenha na aprendizagem.

A Palavra de Deus diz-nos que “Ora sem fé é impossível agradar a Deus”[1], nada é mais importante para o corpo de Cristo que a fé. Precisamos de fé para nascer de novo, para viver uma vida cristã, dia após dia e para libertar o poder multidimensional de Deus em nossas igrejas e no mundo. Quando recebemos Cristo como Salvador e Deus, Ele pôs em nós uma fé centralizada na pessoa de Jesus Cristo. Não se trata de uma confiança cega ou sem fundamento, pelo contrário, é uma confiança plena na Palavra de Deus pois ela é verdadeira e infalível.

 Poderíamos falar muito acerca de Fé mas como Cristão posso definir que fé é também o reconhecimento da obra de Cristo, do seu poder e ensino para a nossa vida. Ele só habita no coração daqueles que abandonaram definitivamente o estilo de vida mundano para seguirem a Cristo[2]. “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (João 14:17)

I – O CONCEITO DE FÉ

  1. Explicação á luz das Escrituras

Em Primeiro lugar vimos que a fé não vai ser, ou seja, não se refere ao passado, nem ao futuro, mas sim ao presente. Quem tem fé está a dar fruto disso hoje ainda. A Palavra de Deus diz: “mostra-me a tua fé sem as tuas obras[3], no mesmo versículo o autor diz-nos que se a fé não se provar através de obras esta morta. Fé é a certeza de coisas, podemos observar isso por toda a carta aos Hebreus, por outras palavras fé, é estarmos certos de alguma coisa que mesmo sem existir concretamente já existe no nosso espírito e no mais íntimo do nosso ser, ou seja, experimentamos algo mesmo sem acontecer. “Fé é a certeza das coisas que se esperam”, logo quem tem fé em Jesus Cristo mantem viva uma chama dentro de si, chama essa que se transforma em esperança e em liberdade em Cristo Jesus. Vimos ainda que “fé é a convicção de factos que não se veem”, mais explícito é antever coisas que não podem ser percebidas na sua totalidade. Saber que a chuva será abundante, quando a nuvem no céu ainda é pequena. Andarmos convictos de coisas que não são visíveis ao olho carnal, ao mesmo tempo tendo visão espiritual.

  1. Onde está a nossa fé?

Hoje na generalidade, nós cristãos vivemos uma fé adormecida, ao ponto de naufragarmos nas tempestades. Jesus adormeceu no meio da tempestade porque tinha a Sua segurança no Pai[4]. Hoje Ele quer-nos levar mesmo para esse nível de fé, de tal forma que, mesmo adormecidos, as tempestades não nos metam medo. Esta fé deve ser preservada e fortalecida a cada dia, através do nosso relacionamento pessoal com Deus, afinal Ele é o dono da nossa vida, o nosso caminhar está apenas no Seu controlo e dependemos inteiramente Nele e no seu amor incondicional, Ele é o nosso melhor amigo. Para mantermos esta amizade a mais rica e preciosa, temos que buscar mais na Sua Palavra, bem como, orar e dedicar mais tempo com o nosso Deus. Precisamos de alimentar a nossa fé em Cristo, para isso temos que ter intimidade e comunhão com Ele. Se assim for a nossa fé será fortalecida dia após dia e ficaremos mais fortes e revestidos com o poder de Deus através do seu filho Jesus e através do seu Espírito Santo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (234 Kb)   docx (129.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com