TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórum de Discussão - Primeiras Unidades

Por:   •  19/11/2020  •  Seminário  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo em Rute

Primeiramente devemos compreender que a bíblia tem por interesse revelar o caráter perfeito de Deus através de homens e mulheres imperfeitos. Seus atos e virtudes são uma pequena representação imperfeita de nosso Deus:
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus,
a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..” (1 Pe 2:9)
Proclamardes: Anunciar, fazer uma declaração publicamente. (Fonte: dicio)

Introdução

Em Rute, Deus revela a sua misericórdia e esperança aos de fora da sua aliança. Rute tinha conhecimento da Lei do Senhor (respigar 2:2 / Lv23:22, Dt24:19), e viu no Senhor a sua esperança (1:16,17) renunciando seu povo e seus deuses (1:15), renunciando também a vida conjugal (1:15) para cuidar de sua sogra Noemi, então viúva e só (1:5). Firmou um compromisso sólido e sem retorno (1:18, e 17b) de não abandonar sua sogra, mesmo ela tentando dispensá-la (1:8), e se tornou a demonstração da graça de Deus sobre a vida de Noemi que se achava em desgraça (1:21), que nossa visão limitada da ação do Senhor não nos faça perder as nossas esperanças.

Rute se esforçou em auxiliar sua sogra, sendo um fato reconhecido entre o povo (2:11,12), trabalhando desde cedo (2:7) até a tarde (2:17) e carregando o peso do seu sustento e de sua sogra sem reclamar, entregando também parte do que lhe sobrara do almoço (2:17,18).  Foi reconhecida como uma mulher virtuosa (3:11) devido ao seu gesto de lealdade e generosidade a sua sogra. Portanto o Senhor concedeu a Rute conhecer um varão de valor, Boaz, (2:8), homem integro e honesto que não faz e não deixa que façam o mal a ela (2:9); e que mesmo sob o efeito do álcool (3:7) e tendo-a nua aos seus pés (3:7,8) não lhe fez mal ou abusou, antes a protegeu (3:14). Também seguiu o costume do povo de resgate, mesmo sentindo profunda afeição por Rute (3:18), ele decidiu não tomar o direito de outro sobre ela (3:12), mas diante de toda a comunidade pleitear o seu resgate (4:4). Boaz embora afeiçoado por Rute demonstra que devemos dominar nossos sentimentos, a prova do amor não é fazer uma loucura, mas com toda posse da razão aceitar o que o Senhor decidir (4:9). Não existe relacionamento escondido, mas declarado e assumido diante de testemunhas (4:9). Boaz casou com Rute, e só então com a benção do Senhor a amou, relação sexual (4:13), mesmo antes tendo-a oportunidade não usou de meios ilícitos para satisfazer sua carne, mas dominou-se (3:3-16). Sexo não é demonstração de amor, mas dominar-se e aguardar a benção do Senhor. Como já diria o ditado “quem ama espera”. Por fim, Noemi antes em desgraça (1:21) encontrou a graça do Senhor (4:14,15).

Pontos para refletir:

Ao menos por algum tempo (1:1)

Muito embora Elimeleque conhecesse a lei do Senhor (Ex23:33), ele decidiu fazer morada entre os moabitas, mesmo que por algum tempo (1:1). Que meu coração não me leve ao ledo engano de acreditar que posso passar um pouco de tempo fora da vontade do Senhor e então voltar descaradamente a Sua Presença. Não importa qual seja a minha necessidade, seja física (pão), sentimental (relacionamentos) ou espiritual; acaso meu Pai não pode supri-las no devido tempo? (Fp4:19)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com