TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geraçao Y

Pesquisas Acadêmicas: Geraçao Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

GERAÇÃO Y? GERAÇÃO Z? OU A GERAÇÃO LUZ?

TEXTO CHAVE: 1 Pedro 2:9

TEMA GERAL: Missão

TESE: Os jovens adventistas são a luz do mundo e devem brilhar em meio às trevas.

OBJETIVO: Conscientizar os jovens do chamado para a missão e do dever de manter-se incontaminado em meio a uma geração corrompida.

INTRODUÇÃO

1. A geração de hoje continua trazendo confusão para as gerações mais antigas. A socio¬logia estuda um pouco disso, e podemos ver que as diferentes gerações trazem consigo algumas características. Por exemplo, a geração que surgiu depois da segunda guer¬ra mundial aprendeu que liberdade custa muito. Da mesma maneira que nós, os cristãos, sabemos que a salvação custou muito. Por isso que não foi uma graça barata. Custou muito caro, custou o precioso sangue de Cristo. Após a segunda guerra mun¬dial, valorizou-se muito a liberdade que custou a morte de muitos.

2. Agora vem os filhos destes que passaram pela geração da segunda guerra mundial. Nos anos 60, 70 surgiram os hippies. Estes jovens ficaram conhecidos como uma geração com muitas inquietações, pacifista por um lado, mas rebelde por outro. Não queriam aceitar ordens como estavam acostumados os pós-guerra. Agora a liberdade era em demasia.

3. E agora estes tiveram filhos, uma geração que tem características muito diversas. Até se tem escrito livros procurando um nome para esta geração. Por exemplo, há um livro que, falando desta geração, leva por título Geração X.

4. Hoje também se fala da Geração Y, curiosos famintos pela informação.

5. Atualmente, as crianças são consideradas como pertencentes à Geração Z, “hiper-ultra” tecnológicas.

Aparelhos característicos de cada geração

a. Na segunda guerra mundial: rádio;

b. Anos 60-70: televisão;

c. Anos 90: cada um tem sua TV, início dos PC´s (computadores pessoais);

d. Ano 2000: a era da internet, sinal satelital, todos têm celular, pen drive, etc.

e. Hoje: iPad, iPhone, até jogar vídeo game sem nada na mão (“você é o controle”, propõe o Kinect).

• Em 1957, uma revista de ciência e tecnologia dizia que no futuro o computador pesaria menos de uma tonelada e entraria em um só quarto. Incrível! Hoje temos computadores no celular.

• Geração X porque não se encontrou nome para esta geração. Ainda existem os filhos desta Geração X, isto é, as Gerações Y e Z, que nos deixam perplexos diante de tanta informação e acontecimentos ultrarrápidos.

• Esta geração nos confunde porque ao mesmo tempo em que são muito corrom¬pidos, também são muito inteligentes. A tecnologia que eles possuem é tremenda. Eles conhecem mp3, mp4,5,6,7, em diante; iPod, iPhone, iPad, celulares dos mais diversos, wireless, pendrive, imagem digital, notebook, agendas eletrônicas, web¬cam, palm, HD, sites, tela plana, Orkut, Facebook, MSN, Postar, Youtube, Twitter, MySpace, SMS, e-mail, voip, banda larga, USB, LCD, full- HD, TV plasma, mega pixels, outdoors, net-games, muita – muita informação.

• Parece que os jovens de hoje nasceram com arames nas orelhas. Desde que nasce¬ram, sempre existiu o vírus da AIDS. Geração do sexo livre? Geração das drogas de fácil acesso? Geração sem leis? Geração sem regras? Geração da informação? Da tecnologia? Quantos de vocês têm fotos de sua infância? Hoje a criança tem um DVD do dia do seu nascimento.

• E o que me dizem da geração das tribos urbanas? Pequenos grupos formam ver¬dadeiras tribos modernas, turmas, gangues, galeras: punks, funks, metal, hooligans, skin heads, grafiteiros e pichadores, baladeiros, Emos, Góticos, head¬bangers/metaleiros, hippies, nerds, geeks, trekkers, otakus e afins, patricinhas e mauricinhos.

• Todas essas tribos com suas diferentes ideologias, maneiras de vestir, falar, pentear o cabelo, estilo musical que os identifica, sinais com as mãos, pichações para serem lembrados, maneira de fazer arte, modo de caminhar, esportes escolhidos, etc. Esta geração nos deixa um pouco confusos.

Houve algumas gerações que também confundiram o mundo em sua época.

I. PERSONAGENS QUE MARCARAM SUA GERAÇÃO

MOISÉS - CONFUNDIU A GERAÇÃO DE SEU TEMPO

Êxodo 33:18: “Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória”.

Moisés se encontra em cima do Sinai em comunhão com Deus e lhe faz uma petição, muito interessante enquanto está em comunhão com Deus. Moisés pede que Deus lhe mostre a Sua glória, mas o que mostrou Deus? Uma luz deslumbrante, Seu brilho resplan¬decente? A resposta de Deus é um pouco estranha.

Verso 19 - É interessante a resposta de Deus. Quando Moisés pede para ver a Sua glória, Deus lhe mostra o Seu caráter. A glória de Deus é o Seu próprio caráter.

Êxodo 34:29 Descreve Moisés descendo da montanha depois de haver estado em comunhão com Deus, depois de haver contemplado o formoso e admirável caráter de Deus. A glória de Deus ficou aderida em Moisés. Ele se “contagiou” com a glória de Deus quando desceu da montanha e agora estava refletindo a glória divina.

Que tipo de caráter tinha Moisés? Um caráter manso (Números 12:3). É verdade que a Bíblia indica que houve um tempo em que Moises não foi tão manso assim. Moisés era meio bravo.

Deus utilizou Moisés para cumprir um mandato profético na história.

DANIEL CONFUNDIU A GERAÇÃO DE SEU TEMPO - DANIEL 5:11,14

Não teve medo de se tornar diferente. Daniel 1:15: “A sua aparência era melhor”.

Daniel 6:3: “Daniel se distinguiu, porque nele havia um espírito excelente”.

Daniel 6:10: ele orava três vezes ao dia.

Testemunhava a luz do dia que era um homem de comunhão.

Deus utilizou Daniel para cumprir um mandato profético na história.

JESUS CONFUNDIU A GERAÇÃO DE SEU TEMPO

Ele confundiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com