TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gregório de Nissa

Por:   •  16/7/2017  •  Dissertação  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

“Gregório de Nissa foi um Doutor da igreja, e um dos pioneiros no esforço de conciliar cristianismo e filosofia platônica. O esforço de são Gregório de Nissa para conciliar o cristianismo com elementos da filosofia platônica faz dele um precursor do grande trabalho de síntese realizado mais tarde por santo Agostinho”

Entre vários Filósofos medievais, escolhi gregório de Nissa, porque as complexas linhas de raciocínio que ele tecia chamou a atenção.

Uma definição interessante é q que ele atribuiu ao papel dá ciência. Gregório diz que a ciência, serve para provar tudo que já sabíamos a respeito da religião, e do mundo. Explicando até mesmo aspectos de fé por meio dela.

Como é o caso da doutrina da trindade, que ele apresenta não apenas um conceito, mais sim como uma questão de essência. Pois o Pai o filho e o espirito seriam os mesmos pelo fato de terem a mesma essência.

E outro aspecto notável de seu raciocínio, é a relação entre a fé e o conhecimento.

A fé, diferente do conhecimento, não precisa de comprovação. Mas o humano tem uma grande dificuldade de acreditar em algo que não faz sentido, se não estudado a fundo.

O conhecimento pode ser justamente a ferramenta, para aceitar o que a fé diz. Assim a base para a fé, se torna o conhecimento.

E um último aspecto que eu gostaria de destacar é a visão sobre a importância do Livre arbítrio.

O homem é a única criatura na terra que possui o Live arbítrio.

Como seres dotados da razão, somos capazes de diferenciar o bem e o mau.

O livre arbítrio é o nosso poder de escolha.

Este fato torna possível ao ser humano a possibilidade de ter virtudes e cometer pecados. Nossas escolhas definem o Nossa caráter. Mas pela misericórdia de Deus todos podem retornar ao ceio de Deus

E a Salvação ser torna possível pelo fato do ser humano ser uma representação de Deus. Por isso somos capazes de imitar a sua virtude e alcançar a redenção dos pecados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (408.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com