TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMENS E MULHERES NO REINO DE DEUS

Por:   •  12/9/2022  •  Artigo  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Texto Bíblico: I Tm 2.8-15

Tema: Sendo Homem de Verdade

INTRODUÇÃO

Edwin Louis Cole autor do livro “Homem de Verdade” diz no primeiro parágrafo do seu livro: “Amo ser homem. Não me sinto envergonhado, constrangido, intimidado nem culpado por sê-lo. Entretanto sei que não sou o que devo ser. Sou o que sou, mais do que era antes. Porém, não sou inteiramente o homem que posso ser”.

No mesmo capitulo Louis faz uma pergunta intrigante: O QUE É UM HOMEM DE VERDADE?  Homem de verdade, é ser macho o suficiente pra dizer que as mulheres feridas e machucadas por causa da guerra “são fáceis, porque são pobres”? O QUE É UM HOMEM DE VERDADE?

A resposta se encontra no criador do homem – Deus. Em Gn 1.27 diz: “Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Louis Cole sobre esse verso diz: “A essência da verdadeira masculinidade não se encontra na aparência do homem ou no que faz (o homem), mas em quem ele é”.

A masculinidade do homem vem de Deus e Deus o revelou na terra por meio de seu Filho Jesus Cristo. Em Rm 8.29b diz: “também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho...”. O que é ser homem de verdade? Ser homem de verdade é ser como Jesus. O único homem que já viveu exatamente conforme Deus o criou para viver.

Vivemos hoje uma crise de identidade masculina e feminina, bem como um conflito nas funções de ambos os gêneros. E só a bíblia vai nos ajudar a corrigir isso. Por isso aprouve Deus me indicar texto da mensagem.

I Tm 2.8-15, é um dos textos mais difíceis de se falar.  Só prega quem for doido ou se for estudar o livro de Timóteo inteiro e ele tá lá no meio e não tem como pular. Como as irmãs não estão estudando o livro de Timóteo, restou a primeira opção. O pregador de hoje ficou é doido mesmo.

Há intensos debates e argumentações não conclusivas sobre esses versos. Mas pretendo hoje refletir fazendo uma análise coerente, diferente, mais não menos bíblico. Enxergar a mensagem por trás da mensagem.

Primeira coisa que precisamos saber - Qual o contexto da época do texto? 

Timóteo, um jovem pastor, numa igreja cheia de problemas. E uma das dificuldades que Timóteo tinha, era porque na cidade de Éfeso tinha um dos maiores templos da antiguidade de culto pagão. O Templo da deusa Artemis. Na mitologia grega, Artemis era Padroeira das mulheres.  

A cidade de Éfeso era voltada para a adoração da deusa  Artemis (Diana). Atos 19:35 diz: "Que homem há que não sabe como a cidade dos efésios é adoradora da grande deusa Diana....?". O culto a Diana era realizado por mil sacerdotisas, que além de sacerdotisas eram também prostitutas cultuais.

 

Elas cultuavam, adoravam e ensinavam.  Orgias sexuais era o ápice do culto. Elas tinham posições de liderança e os homens eram submissos aos seus ensinamentos em troca de favores sexuais. Dinheiro e ofertas eram fartos. As sacerdotisas se vestiam muito bem e ostentavam joias caríssimas.

Agora imaginem toda uma cidade construída em volta desse templo, onde sacerdotisas (prostitutas) eram exemplo de mulher a ser seguida e respeitada. Onde pais mandavam meninos e meninas passarem um bom tempo com elas, na esperança de aprender e se tornar uma delas.

Paulo prega em Éfeso, uma igreja surge, o jovem Timóteo se tornar pastor e muitas sacerdotisas se convertem e passam frequentar a igreja. (Devemos lembrar que a salvação é um ATO, mas a mudança de comportamento é um PROCESSO). Elas são novas criaturas, com velhos hábitos de costumes e crenças que precisavam ser corrigidas. Costumes: Ostentação de roupas e joias. Crenças: liderança teológica (pastorado feminino) e oração é coisa de mulher. Esse era o contexto da época e da igreja em Éfeso.

Ciente deste fato, o Apóstolo Paulo escreve para Timóteo com algumas lições sobre o lugar que os homens e as mulheres deveriam ocupar na igreja. E não é diferente nos dias de hoje. Que lições Paulo nos ensina nestes versos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com