TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Haloween, Dia De Todos Os Santos Ou Bruxas?

Artigos Científicos: Haloween, Dia De Todos Os Santos Ou Bruxas?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

1º de Novembro

Haloween, dia de todos os santos ou bruxas?

Apesar de estar sendo disseminado pelos EUA como mais uma via de consumismo, a festa das bruxas vem da Europa e incorpora diversas influências de vários povos (Celtas, romanos antigos e cristãos).

Há mais de mil anos onde hoje é a Grã-Bretanha e Norte da França viviam os Celtas, eles adoravam a natureza e tinham o sol como principal deus.

Para eles o ano novo acontecia com o início do inverno, o que corresponderia a primeiro de novembro do nosso calendário; acreditavam que nesta data o Deus-Sol era aprisionado por Samhain (senhor dos mortos e príncipe das trevas). Na noite anterior (31 de outubro), acreditavam que Samhain reunia todos os mortos e estes assumiam diferentes formas, inclusive de animais, principalmente gatos. Na verdade era um culto agrário, pois coincidia com o fim das colheitas, ocasião em que seus sacerdotes (druidas) realizavam diversos rituais purificadores, inclusive o de apagar todos os fogos da aldeia e acenderem uma única fogueira no alto da colina e somente no dia seguinte as pessoas iam buscar novos fogos desta fogueira para utilizarem em suas casas, dando início a um novo ciclo de atividades. Estes cerimoniais duravam três dias, formando um festival onde muitas pessoas desfilavam vestidas de animais.

Com as invasões romanas no século I da nossa Era, os romanos invadiram a Bretanha e misturou este festival celta com o festival dedicado a deusa Pomona que também era festejada em novembro. Mais tarde com a disseminação da religião cristã na Europa estes festivais receberam novos ingredientes. No ano 835 da Era Cristã, a Igreja Católica Romana criou o dia de todos os santos a ser comemorado em primeiro de novembro com o nome de HallowMas (Missa de Todos os Santos) ou All Hallow (Todos os Santos). Anos mais tarde, a Igreja criava o dia de Todas as Almas a ser comemorado em 02 de novembro, sendo que nestas comemorações continuaram os desfiles dos celtas, porém com pessoas vestidas de santos, anjos e demônios. Apesar da tentativa de cristianizar as comemorações pagãs a noite que antecedia a primeiro de novembro, ou seja a Noite de Todos os Santos (chamada de All Hallow Even) continuou sendo o festival de Samhain, porém seu nome acabou sendo modificado em All Hallow's Eve, Hallowe'en, e finalmente Halloween.

Mas até aqui nada se falou sobre as bruxas e abóboras. Para entender isso precisamos saber quem são as bruxas. A palavra bruxa na língua inglesa é witch e é derivada da palavra anglo-saxônica wicce, da alemã wissen que significa saber ou conhecer e wikken que significa adivinhar, ou sejam, eram mulheres que tinham o conhecimento, que sabiam. Estas bruxas não tinham a conotação pejorativa de hoje, eram consideradas sábias, conhecedoras das ervas medicinais para a cura das enfermidades do vilarejo onde residiam, eram aptas para realizar partos e preparar os ungüentos, eram respeitadas e dotadas de poderes espirituais e seus conhecimentos eram passados de mãe para filha. No início de fevereiro e final de outubro, estas mulheres cultuavam seus principais deuses e a imagem de alguns continham chifres os quais eram símbolos de poder e fecundidade, representando a virilidade do Deus da Natureza para fecundar a Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com