TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da teologia

Por:   •  1/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA DA TEOLOGIA

Esta conecta-se com a história da igreja e da interpretação bíblica e que constrói-se por sua expressão e busca intelectual da fé, sendo nos dias vividos usados como base de pesquisa para conclusões teológicas.

  1. PERÍODO VETEROTESTAMENTÁRIO OU a.C.:

Visto como Primeira Ciência por tratar-se de um objeto que é eterno, ou seja, sua base de existência é o próprio Deus.  A sistematização do estudo se enquadra desde os tempos antes de Cristo no contexto judaico e pagão, num cenário greco-romano.

  1. Mitológica: idealizada por teólogos-poetas que explicavam o mundo como atividade e manifestação dos deuses.
  2. Física: Idealizada por filósofos com caráter meteorológico ao tratar de forma mais científica os corpos celestes. Entretanto, valorizavam os aspectos da divindade e nomeavam como algo Metafísico.
  3. Civil: ocorriam com homenagens e louvores aos deuses da cidade e da nação atribuindo qualidades divinas aos líderes regentes (imperador) os reconhecendo como deuses.

  1. PERÍODO NEOTESTAMENTÁRIO OU d.C.:

  1. PERÍODO APOSTÓLICO
  1. Estende-se até início do sec. II quando se encerra a formação do antigo testamento com apocalipse e com temas que tratam a divindade de Cristo, Justificação pela fé e etc. Sendo representados como ensaios importantes para a reflexão teológica.
  1. PERÍODO PATRISTICO
  1. Período que envolve 7 séculos e que caracteriza-se por suas grandes definições teológicas desenvolvidas por Pais apostólicos e mestres da igreja.
  2. Marcado por tendências filosóficas e métodos rigorosos de interpretação.
  1. PERÍODO MEDIEVAL
  1. Tempo em que houve distorção do processo teológico por descontinuidade intelectual por influência de diversos acontecimentos históricos como a queda do império romano. Contudo, no sec. XIII algumas linhas de pensamento deram reabertura a dialética religiosa. A exemplo temos os filósofos da escolástica que se tornaram os principais agentes da educação teológica da época. Muitos nessa época desenvolveram metodologias de estudo chamado de QUADRIGA que interpreta as escrituras no âmbito literal, alegórico, moral e anagógico.
  1. PERÍODO DA REFORMA
  1. Iniciou-se no sec. XVI cm finalidade de restaurar a vida da igreja do novo testamento, pois havia sido deformada pelo clero e papado por suas formulações multiinterpretativas, e que davam margem a contradições das escrituras. Estimulada por Lutero, Calvino e Zuinglio e a partir de então muitas práticas foram abolidas e novos horizontes foram traçados.
  1. PERÍODO PÓS-REFORMA

Marcado pelo período das chamadas idade Moderna e Contemporânea e que tem sido marcada por grande desenvolvimento da teologia a nível científico com todos seus significados e significâncias e em contrapartida sem significado em diversos sentidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com