TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ITQ Introdução à Teologia

Artigos Científicos: ITQ Introdução à Teologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/1/2014  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  3.940 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução a teologia

A importância da formação teológica da atualidade.

Bruno Arambula Santos

Instituto teológico quadrangular

19 de Dezembro de 2013

Introdução

A palavra teologia e de origem grega theos significa Deus e Logia o sentido de estudo. Sendo assim, Teologia é o estudo sobre Deus ou sobre as coisas de Deus.

Não haveria teologia se Deus não tivesse rompido o silencio e falado sobre si mesmo. Assim como não pode haver teologia se o ser humano não se dispuser a escutar e crer que o que foi dito e esta escrito é verdade. Não haverá, igualmente, teologia se a razão humana, criada e dada por Deus, não se colocar em marcha para organizar e entender o dado revelado de forma organizada e comunicável as gerações de ontem, de hoje e de amanhã.

Desenvolvimento

A sã teologia é expressa não somente na declaração de fé ou por simples expressão de conhecimento, mas também por meio de uma vida frutífera, de um viver santo. E uma vida santa deve estar embasada numa sã teologia. Portanto, como a teologia ira afetar a nossa vida e nossa responsabilidade pessoal e individual.

A teologia aborda os seguintes temas:

• Deus

• O homem

• O mundo

• A salvação

• A escatologia (o estudo do fim dos tempos).

Assim, quem fala de Deus fala também do homem, e o significado da existência e, portanto, faz afirmações sobre o mundo e sobre as condições da criação, sobre o afastamento do propósito da criação, isto é, pecado e seu fim determinado (escatologia ou visão dos últimos tempos). Dessas afirmações resultam diretrizes para a vida, que não se limitam a apenas ao acesso a salvação, mas o comportamento ético nas relações interpessoais na família e na sociedade.

Conclusão

A teologia esta a disposição de todos, contudo, a busca incessante por conhecimento e crescimento é inerente ao cristão e o leva a ser um estudioso da palavra, ou seja, um teólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com