TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA 1 GESTÃO PESSOAL

Casos: LIDERANÇA 1 GESTÃO PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  4.876 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

Ana Cristina Borges de Melo

ITQ – Instituto Teológico Quadrangular

Teologia - EAD

RESUMO

A pesquisa é uma maneira inteligente de estudar e aprender, ela é um instrumento de indagação, investigação, buscas e informações sobre assuntos e situações pertinentes a diversas áreas. Quando feita com esmero e cuidado, traz autenticidade, credibilidade e sucesso a qualquer tipo de trabalho, inclusive o acadêmico.

INTRODUÇÃO

Antes de falarmos, ensinarmos ou dissertarmos, sobre um determinado assunto ou tema faz-se necessário conhece-lo muito bem, e isto só será possível através de um trabalho apurado de estudos e pesquisas.

A pesquisa é uma ferramenta importante para a produção de um trabalho acadêmico confiável, é através dela que poderemos coletar fontes fidedignas e por isso é preciso que ela seja organizada e executada dentro de parâmetros científicos, onde tanto o indivíduo que a realiza, quanto à sociedade para qual será apresentada aprendem.

Existem diversos tipos de pesquisas, a quantitativa, a qualitativa, a exploratória, a descritiva, a explicativa e podem ser classificadas quanto à abordagem do problema, quanto aos objetivos e quanto aos procedimentos técnicos para a coleta de dados. Podem ainda ser simples ou aplicada, porém qualquer que seja, são fundamentais para o progresso científico e humano.

Vejamos algumas delas:

EXPLORATÓRIA

Como o próprio nome indica pesquisa exploratória é um estudo preliminar em que o maior objetivo é se tornar familiar com o fenômeno que se quer investigar, de modo que o estudo principal a seguir seja planejado com grande entendimento e precisão.

DESCRITIVA

A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever, através de questionários, coleta de dados e observação das características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Quando comparada à pesquisa exploratória, a única diferença que podemos detectar é que o assunto já é conhecido e a contribuição é tão somente proporcionar uma nova visão sobre esta realidade já existente.

EXPLICATIVA

Como o próprio nome diz, este tipo de pesquisa visa explicar a razão e o porquê das coisas, há um maior aprofundamento da realidade estudada. Assim, pelo fato desta modalidade estar calcada em métodos experimentais, ela se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais. Mesmo que a margem de erros represente um fator relevante, sua contribuição é bastante significativa, dada a sua aplicação prática.

Assim, cabe ao pesquisador determinar a que melhor se encaixa no seu projeto e explorá-la, para obter sucesso e credibilidade em seu trabalho. Mas para que isso aconteça, ele precisa ter foco, saber aonde quer chegar, estabelecer metas, planejar, criar, possuir espírito científico, seriedade e ética, requisitos sem os quais todo o seu projeto estará perdido, visto que o resultado final não será uma produção científica fidedigna, mas simplesmente um trabalho como outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com